Dia do Zootecnista é tema de exposição no Museu de História Natural do Capão da Imbuia

Publicado em: 13/05/2023 15:30 | Fonte/Agência: CRMV-PR | Categoria: Geral

Para inovar e homenagear os profissionais que atuam na Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura de Curitiba, entre eles, o Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna, o Museu de História Natural do Capão da Imbuia, em Curitiba, iniciou nesta sexta-feira (12) uma ação que aproveita as datas comemorativas para promover palestra e exposição informativa das profissões ligadas ao meio ambiente dentro da instituição.

O Dia do Zootecnista celebrado neste sábado (13 de maio) foi a primeira profissão escolhida pelo museu, onde trouxe como convidado o zootecnista do Zoológico Municipal de Curitiba, tesoureiro do CRMV-PR e integrante da Câmara Técnica de Zootecnia do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Carlos Grubhofer.

"Essa é uma grande oportunidade de representar a classe, enaltecer nosso trabalho e resultados da atuação dos zootecnistas. Ao mesmo tempo, apresentar nosso papel e importância para comunidade Curitibana", destacou Grubhofer que palestrou sobre o papel e a importância do trabalho dos zootecnistas com animais silvestres.

"A preservação das coleções de exemplares da Fauna do Paraná e Brasil, visando estudos científicos, a coleção expositiva e uma coleção didática, a qual emprestamos à algumas escolas visando promover a educação ambiental estão entre as atividades do Museu. Considerando que também recebemos uma quantidade muito grande de visitantes, percebemos uma oportunidade para demonstrar a importância e o papel do profissional", explicou o Cláudio Renato, engenheiro florestal e chefe interino do Museu de História Natural do Capão da Imbuia, que celebra 60 anos, em 2023.

Exposição no Museu

Para exemplificar a atuação do zootecnista, o museu apresentou na exposição o caso do Guará, animal do Zoológico Municipal de Curitiba. Por meio de alimentação adequada, o animal que chegou ao Zoológico com coloração esmaecida, passou por uma recuperação por meio da alimentação e manejo, voltando a recuperar a cor rubra.

Outro caso exposto, por meio de mural de fotos, foi o antes e depois de uma Camela que tinha reduzido o tamanho das corcovas - região onde armazena gordura que contribui diretamente nas condições de saúde e energia do animal - e teve recuperação em seis meses por meio de nutrição, ambiente e manejos adequados.

Assista o vídeo com mais detalhes da exposição: