1. Home
  2. Notícias
  3. Eventos
Eventos

Paranaguá recebe o Circuito de Enfrentamento da Esporotricose


Publicado em: 04/04/2023 08:50 | Fonte/Agência: CRMV-PR | Categoria: Eventos

 


Com intenção de impactar os municípios do Litoral do Paraná (Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná), o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Paraná (CRMV-PR) realizou, em Paranaguá, no dia 30 de março, o Circuito de Treinamento para o Enfrentamento da Esporotricose em Estabelecimentos Médico-Veterinários do Paraná.

O encontro que contou com o apoio da Secretaria da Saúde do Estado do Paraná (Sesa-PR), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Primeira Regional de Saúde reuniu 37 participantes entre médicos-veterinários e profissionais da saúde.

Segundo o médico-veterinário e Secretário Municipal de Saúde de Morretes, Aaronson Ramathan Freitas, quatro municípios (Guaratuba, Matinhos, Pontal e Morretes) dos sete do litoral houve notificação de casos de esporotricose animal e/ou humana. Além das notificações alguns municípios já estão trabalhando em atividades de vigilância e prevenção da esporotricose.

“A esporotricose afeta todas as esferas da sociedade e o enfrentamento de uma zoonose, para ser efetivo, precisa de envolvimento dos setores públicos e privados que trabalham saúde humana e animal em busca do equilíbrio ambiental. A contratação de médico-veterinário por meio dos Consórcios Intermunicipais pode ser uma ótima alternativa para auxiliar municípios no enfrentamento da esporotricose e de outras doenças de interesse para a Saúde Única”, destacou o profissional.

“Nós entendemos que seria fundamental passarmos a maior quantidade possível de informações aos profissionais médicos-veterinários da área pública e clínicas privadas, por ser uma doença nova com poucas informações ainda e principalmente para conscientização da obrigatoriedade da notificação dos casos em animais e humanos, que muitos profissionais ainda não estavam cientes e do adequado manejo clínico”, explica Leovaldo Bonfim Pinto, administrador, atuando como Diretor da Primeira Regional de Saúde.

O Circuito que até agora já passou por Ponta Grossa, Palotina, Cascavel, Foz do Iguaçu e Paranaguá, agora segue para Cornélio Procópio (17/4), Londrina (18/4) e Maringá (19/4).

 

 

 

 


Voltar
Top