1. Home
  2. Notícias
  3. Eventos
Eventos

CRMV-PR reconhece profissionais nos prêmios Clotilde Germiniani e Destaque Zootecnista


Publicado em: 14/12/2022 14:10 | Fonte/Agência: CRMV-PR | Categoria: Eventos

 


A última sessão plenária do CRMV-PR em 2022 foi marcada pela cerimônia presencial e on-line de entrega dos prêmios Clotilde de Lourdes Branco Germiniani de Saúde Única, e Destaque Zootecnista. Ao todo, foram 12 premiados pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Paraná (CRMV-PR) para receberem o reconhecimento da atuação dos profissionais e ações que se destacaram em prol do engrandecimento da Medicina Veterinária e Zootecnia e serviço à sociedade.

A família Germiniani representada pelo filho Francisco, destacou a honra de participar da solenidade. “A trajetória da minha mãe é bastante conhecida por todos. Estou muito grato por poder representá-la em nome de sua memória, de meu pai e toda a minha família”, celebrou Francisco Germiniani. 

 

Prêmio Clotilde de Lourdes Branco Germiniani de Saúde Única – 4ª edição 

 

  • Destaque Pesquisador – Méd.Vet. Marconi Rodrigues de Farias 

Na categoria Destaque Pesquisador, Marconi Rodrigues de Farias foi o contemplado. Médico- veterinário, professor Adjunto III das disciplinas Dermatologia Veterinária, e de Zoonoses e Medicina Coletiva do Curso de Medicina Veterinária da PUCPR, além de ser pesquisador permanente da Pós-graduação em Ciência Animal, destacou que: “É uma honra receber esse prêmio e gostaria de compartilhá-lo com todos os colegas médicos-veterinários, professores, pesquisadores do Estado do Paraná. Também agradecer a todos os membros da atual gestão do CRMV-PR, que tanto fomentaram o ensino, a educação continuada e a pesquisa da Medicina Veterinária em todas as áreas, salientando que ensinar o aluno a pesquisar é educar para autonomia e garantir sua formação integral, e que a pesquisa médico veterinária muito tem a colaborar com a geração de métodos produtivos sustentáveis, com respeito a biodiversidade e estudos de mecanismos, disseminação e controle de agravos de saúde pública que podem comprometer a saúde animal e humana”.

 

  • Destaque Extensão - Méd.Vet. Francisco Perez Junior 

Formado em Medicina Veterinária e mestre em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Paraná, Francisco Perez Junior foi escolhido de Destaque Extensão. Atuou na CODAPAR – Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná como Responsável Técnico pelos Quarentenários no Estado do Paraná para recepção dos bovinos importados do Uruguai e da Argentina. Atualmente, trabalha como Coordenador do Programa Leite das Crianças na Secretaria da Agricultura e do Abastecimento. "Esse prêmio me lembra o início da minha carreira, quando eu estava em dúvida sobre o curso escolher. O fator decisivo foi conhecer a missão da Medicina Veterinária. Essa premiação me faz sentir que a missão está sendo cumprida. Estou muito feliz em reencontrar amigos e colegas de profissão".

 

  • Destaque Políticas Públicas - Rede de Proteção Animal da Prefeitura Municipal de Curitiba 

Representando a  Rede de Proteção Animal da Prefeitura Municipal de Curitiba, o zootecnista e diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna da Prefeitura Municipal de Curitiba, Edson Ferraz Evaristo de Paula recebeu o prêmio Destaque Políticas Públicas.  "Nossa rotina tem sido intensa e os resultados demonstram isso. Esse é um momento muito gratificante que estendemos a toda a equipe, colhendo os frutos aos investimentos que a gestão tem feito nos últimos seis anos na saúde única. Muito se deve também ao corpo técnico formado essencialmente por médicos-veterinários, zootecnistas e biólogos. Essa indicação faz muita diferença”.

 

  • Destaque Nova Geração -  Méd.Vet. Wellyton Carlos Rodrigues 

Graduado em Medicina Veterinária, mestre e doutorando do Programa de Pós-graduação em Ciência Animal na  Universidade Federal do Paraná no setor Palotina, Wellyton Carlos Rodrigues foi o premiado do Destaque Nova Geração. Durante a cerimônia, o profissional contou que se sentiu muito honrado com a premiação e parabenizou os demais colegas reconhecidos. “Como destaque da nova geração gostaria de agradecer a Deus, a minha família que desde pequeno me incentivou a estudar, a entrar e continuar na Medicina Veterinária, também dedico esse prêmio a minha esposa Ellem e filha Cecília, que são a minha inspiração de todos os dias. Quero agradecer a minha casa, UFPR setor Palotina, estagiários e pós-graduando, especialmente à minha orientadora Dra. Silvia Osaki, que também faz parte do Conselho, que é a minha mãe científica na Saúde Única”.

 

  • Destaque Colaboração Interprofissional – Farmacêutico Bioquímico Marcelo Pilonetto 

O farmacêutico bioquímico e doutor em Ciências da Saúde, Marcelo Pilonetto, foi destacado na categoria Colaboração Interprofissional. Pilonetto também é professor titular de Microbiologia Clínica e Médica da Escola de Medicina e Ciências da Vida e atua como Coordenador do Curso de Especialização em Bacteriologia Clínica. "É uma satisfação enorme representar a interdisciplinaridade tão particular, única e necessária nas questões de One Health. Embora eu não seja médico-veterinário, me sinto em casa, tenho excelentes amigos e conheço profissionais da área Médica Veterinária que lutam pela saúde única, em especial, na resistência antimicrobiana onde eu também tenho me dedicado.  Parabenizo ao Conselho pela forma que foi conduzida a premiação, resgatando a memória da Dra. Clotilde Germiniani, tendo o Dr. Francisco presente mostrando a continuidade deste legado. Me sinto muito honrado por esse prêmio".

 

  • Destaque Educação – Méd.Vet. Marcelo Marcondes Seneda 

Na categoria Destaque Educação, o premiado foi o médico-veterinário, Marcelo Marcondes Seneda, que atua como coordenador do Comitê de Ciências Agrárias da Fundação de Amparo à Pesquisa do Paraná, como professor da Universidade Estadual de Londrina, é membro do International Embryo Transfer Society Affiliate Committee, chefe da Divisão de Grandes Animais do Hospital Veterinário e Vice-Coordenador do Programa de Pós-graduação Ciência Animal. "É com muita satisfação que eu recebo esse prêmio em nome da educação, pois é por meio dela que a nossa humanidade vai galgar uma condição melhor. Fico muito feliz, e agradeço a iniciativa do nosso Conselho! Dentre as atividades que exerço ser professor é a que eu mais me realizo! Agradeço essa distinção, pois esse prêmio representa um grande incentivo para eu me esforçar cada vez mais na formação dos nossos jovens".
 

  • Destaque One Health – Méd. Vet. André de Souza Leandro 

O vencedor da categoria One Health foi o médico-veterinário André de Souza Leandro, que iniciou a jornada profissional em Medicina Veterinária em 1997. O profissional conta que o conhecimento adquirido permitiu a organização de processos que culminaram com as práticas de saúde única nas rotinas da unidade de vigilância e zoonose - CCZ de Foz do Iguaçu, nas salas de aula onde leciona e nas comunicações científicas para democratizar a informação por meio de artigos publicados. "Mudar a mente é o desafio primordial. É um privilégio fazer parte de uma categoria que traz no seu cerne a essência da Saúde Única e contribui com o aperfeiçoamento e avanços das demais. Minha busca é estar sempre, de forma humilde, me colocando à disposição para discutir processos e apoiar para que uma convicção faça sempre parte de cada um de nós, a de que a Saúde Única é possível".

 

Prêmio Destaque Zootecnista 

 

  • Educação – Zootec. Sandra Galbeiro

Na categoria Educação, Sandra Galbeiro foi a profissional premiada.  Graduada em Zootecnia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), enquanto estudante participou da Associação Paranaense do Estudantes de Zootecnia - APEZ, da empresa júnior de Zootecnia - ZOOJR e também foi bolsista de iniciação científica do CNPq na área de Forragicultura. Atualmente é Professora Adjunto D e Coordenadora do curso de Zootecnia da Universidade Estadual de Londrina. Está como responsável técnica da Fazenda Escola da Universidade Estadual de Londrina. Foi tutora dos estudantes da empresa Júnior “Consultoria e a Assistência Zootecnica”. Coordena a Unidade de Estudo em Forragicultura da UEL. “Agradeço e me sinto muito honrada por esse prêmio. Quero dividi-lo com todos os colegas do departamento de Zootecnia. Gostaria de agradecer  aos nossos mestres, representando-os, o profº Furuya aqui presente e premiado, ao grande amigo Josmar de Almeida Junior, também premiado, que foi um grande incentivador e exemplo para que eu pudesse seguir na área de pastagem e forragicultura. Quero agradecer aos docentes da Universidade Estadual de Londrina, professor Marcelo Seneda - também premiado - e a  professora Nilva Mascarenhas, aqui presentes. Por fim, agradecer ao apoio dos meus familiares e a todos os meus alunos dos cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia, que serão os futuros profissionais, são por eles que nós seguimos motivados para ampliar nossos conhecimentos profissionais na vida acadêmica”.

 

  • Pesquisador - Zootec.  Wilson Massamitu Furuya 

Graduado e mestre em Zootecnia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), doutor em Zootecnia pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia no Câmpus de Botucatu/SP, Wilson Massamitu Furuya foi o vencedor da categoria Pesquisador. De 1996 a 2010, foi professor Associado do Departamento de Zootecnia da UEM, onde orienta desde 2005 na pós-graduação no Programa de Pós-Graduação em Zootecnia. É professor Titular do Departamento de Zootecnia da Universidade Estadual de Ponta Grossa e autor do Livro Tabelas Brasileiras de Nutrição de Tilápias, utilizado como referência nacional e internacional para formulação de rações para tilápias. “A primeira pessoa que veio a lembrança na minha mente para agradecer e homenagear foi a minha mãe, que me incentivou muito para a pesquisa. Agradeço também aos colegas da UEM, onde fui professor durante 14 anos e lá iniciei a pesquisa com vários colegas. Agradeço ao Departamento de Zootecnia da UEPG, hoje aqui representado pela Dra. Verônica Oliveira Vianna, atualmente no cargo de Chefe do Departamento de Zootecnia, que me permitiu a continuidade das pesquisas. Hoje eu trabalho na área de nutrição de tilápias no Brasil com orientação de alunos de graduação e pós-graduação, além de desenvolver pesquisas em parceria com a Ajinomoto do Brasil- Divisão de Nutrição Animal na avaliação de aminoácidos.  Ainda, o laboratório (Laboratório de Fauna Silvestre e Aquicultura/ UEPG)  foi selecionado globalmente para validar os aditivos BASF para nutrição animal. Lembrando que o nosso maior “produto” são os recursos humanos na forma de alunos de graduação e pós-graduação, objetivando o desenvolvimento da produção animal nacional, particularmente, criação de tilápias no estado do Paraná.

  • Comercial - Zootec. Juliana Ferreira Borges de Freitas 

Formada em Zootecnia pela PUCPR e concursada da Prefeitura Municipal de Palmeira, onde atua na área de pequenos ruminantes na Secretaria de Agricultura, Juliana Ferreira Borges de Freitas foi a escolhida da categoria Comercial. “Esse prêmio que tive a honra de receber do CRMV-PR, dedico a todos os profissionais envolvidos na área da saúde, como: farmacêuticos, médicos, entre outros e também aos profissionais da tecnologia da informação, em especial o meu esposo Átila de Freitas Junior, analista de sistemas e o idealizador de um software de gestão e rastreabilidade da carne ovina, onde também presto assessoria on-line. Como profissional do agronegócio eu vejo grande necessidade de softwares no mercado para a área da ovinocaprinocultura, a maior parte da carne ovina e caprina que consumimos aqui no Brasil vem do Uruguai, então esse software do Sistema Ovinos vem justamente para ajudar na gestão da criação dos animais na propriedade como o controle zootécnico e também na garantia de segurança alimentar ao consumidor desse excelente produto. Dedico todo esse trabalho em especial a minha família e ao meu pai, criador de ovinos a mais de 30 anos na área, o Sr. Ubiratan Ferreira Borges, sem ele não teríamos a inspiração em fazer um projeto de grande extensão, onde atendemos mais de 300 produtos espalhados em quase todos os Estados do Brasil de forma gratuitamente”. 

  • Extensionista – Zootec. Simão Severino Minetti Flores 

Graduado em Zootecnia pela Universidade Federal de Santa Maria e especialista em Educação de Adultos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e especialização em Bovinocultura de Leite pela Universidade Estadual de Londrina, Simão Severino Minetti Flores foi escolhido no Prêmio Extensionista. O profissional não pôde comparecer no evento, mas foi destacado durante a cerimônia. 

  • Empreendedor - Zootec. Josmar Almeida Junior 

No prêmio Destaque Zootecnista na categoria Empreendedor, o vencedor foi Josmar Almeida Junior, formado em Zootecnia pela Universidade Estadual de Maringá e mestre em Produção Animal na área de concentração em forragicultura. Em 2002, o profissional fundou uma empresa, iniciando sua experiência em consultoria em sistemas produtivos a pasto no sul do Mato Grosso do Sul. Em outubro de 2017, juntamente com os sócios Edmar Peluso e Bruno Iwamoto, fundou uma empresa com sede em Maringá, com colaboradores e atuação em diversos estados brasileiros e do Paraguai.  "Gostaria de agradecer a Deus pelo dom da vida, aos meus pais e irmãos, e em memória especial de pai que não mediu esforços para me tornar melhor e seguir seus exemplos de liderança e de cidadania. Ao departamento de graduação e pós-graduação de Zootecnia da UEM, em especial aos meus mestres Dr. Ulysses Cecato, Dr. Marcos do Canto, Dr. Antonio Ferriani Branco e Dr. Clovés Cabrera Jobim e a Dra. Sandra Galbeiro, a qual se faz presente no evento. Aos líderes e as empresas de nutrição animal por onde passei, onde pude acumular habilidades e conhecimentos que são ímpares em minha carreira.  Aos clientes, que depositaram confiança em meus serviços, meu muito obrigado a todos por podermos aprender juntos, aos meus sócios Edmar Peluso e Bruno Iwamoto pela confiança, o meu amigo e mentor professor Dr. Fábio Cortez, professor de forragicultura da UEM, pelas longas e frutíferas discussões sobre gestão de pastagens e o termo  “qualidade”. A minha esposa, Lilian Cavalieri Almeida que sempre acreditou e me apoiou em meus sonhos e conquistas, e gerencia a educação de nossas filhas de maneira primorosa. Aos meus sogro e sogra que muito me apoiam na educação de minhas filhas, e as minhas filhas Clara e Elisa que a cada dia me tornam realizados como ser humano”.

 

 


Voltar
Top