1. Home
  2. Notícias
  3. Eventos
Eventos

CRMV-PR promove seminário para discutir a importância dos responsáveis técnicos nas queijarias


Publicado em: 30/11/2022 11:00 | Fonte/Agência: CRMV-PR | Categoria: Eventos

 


Palestrantes do evento e representantes do CRMV-PR e do Sistema FAEP/SENAR-PR

Palestrantes do evento e representantes do CRMV-PR e do Sistema FAEP/SENAR-PR

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR) e o Sistema FAEP/SENAR-PR promoveram, nesta terça-feira (29), o Seminário de Responsabilidade Técnica em Queijarias. O evento transmitido no formato híbrido (presencial e on-line) contou com quatro palestras de médicos-veterinários com experiências no tema central. A iniciativa faz parte das ações que integram o Prêmio Queijos do Paraná.

"Nossa proposta é enaltecer ações das entidades de queijos Paraná para que consigamos dar uma marca de valor agregado, com atestado de alta qualidade, dentro da produção leiteira. Nossa intenção é que todas as cadeias de produção do queijo sejam interligadas e estabelecidas. Não só na produção do leite em si, mas no bem-estar de quem nos fornece a matéria-prima”, afirma Roberto Lange, médico-veterinário e conselheiro efetivo do CRMV-PR, que fez a abertura do evento.

Responsabilidade profissional

"Atuar como responsável técnico vai além de seguir às normas vigentes. A responsabilidade vai do campo ao garfo. É preciso ter comprometimento com o produto que chega ao consumidor, colaborando com que o queijeiro possa entregar um produto seguro sanitariamente e de qualidade, com valor agregado. O responsável técnico é uma proteção tanto para o produtor como para o consumidor. O profissional deve estar atento as suas responsabilidades, pois pode responder ética, civil e criminalmente", explica o médico-veterinário fiscal do CRMV-PR, Rafael Stedile.

Prevenção da contaminação bacteriana nos queijos

“A segurança dos alimentos é um item de qualidade inegociável. Por isso, é importante falarmos da prevenção da contaminação bacteriana nos queijos, que passa pelo acompanhamento da matéria prima no campo, transporte do produto, armazenamento, estrutura da queijaria, utensílios e equipamentos utilizados, controles de temperatura, treinamento dos colaboradores, controle da qualidade da água até chegar na embalagem. Com os devidos cuidados, a sociedade recebe produtos seguros e de qualidade, adoecendo menos”, destaca a médica-veterinária, Juliana Galvão.

Programas de autocontrole

“Os programas de autocontrole são ferramentas essenciais para a obtenção de queijos com qualidade e segurança, principalmente quando os princípios do sistema APPCC são aplicados. Compartilhar experiências e vivências sobre esse tema promove crescimento e aprendizado mútuo com os estudantes, colegas médicos-veterinários e zootecnistas, bem como proporciona transformações nos ambientes de trabalho e de produção”, comenta o médico-veterinário, Rafael Felício.

Bem-estar dos animais

“Os médicos-veterinários e zootecnistas são os profissionais mais qualificados para trabalhar com bem-estar animal. Esse tema foi introduzido recentemente na grade curricular e na prática da indústria, por isso, tratar dele em um encontro como esse é importante para atualizar e incentivar as novas gerações a trabalharem na área”, destaca o médico-veterinário, Guilherme Borges Bond.

Saiba mais

A gravação do evento está disponível no canal do CRMV-PR no YouTube:http:// https://www.youtube.com/watch?v=3OG6FQaMzkQ&t=738s


Voltar
Top