1. Home
  2. Notícias
  3. Fiscalização
Fiscalização

Na série “Fiscais em ação”, CRMV-PR mostra na prática o papel dos profissionais de fiscalização


Publicado em: 02/06/2022 14:34 | Fonte/Agência: CRMV - PR | Categoria: Fiscalização

 


Fiscalizar o exercício profissional e estabelecimentos ligados à Medicina Veterinária e a Zootecnia é uma das principais atribuições do Conselho Regional de Medicina Veterinária no Estado do Paraná (CRMV-PR).

Atualmente, no Estado existem cinco fiscais trabalhando na sede da Autarquia em Curitiba e sete distribuídos nas Unidades Regionais de Atendimento (Uras), em Londrina, Maringá, Cascavel, Pato Branco e Ponta Grossa, atuando com base nas normas do Sistema CFMV/CRMVs.

Entre outras atividades realizadas pelos fiscais estão o recebimento diário de uma variedade de denúncias, como irregularidades em estabelecimentos médico-veterinários (publicidade irregular, cirurgia em consultório veterinário, condições higiênico-sanitárias precárias, internamento sem médico-veterinário), ausência de RT, entre outras.

Para mostrar na prática como essa atividade funciona, quem são os profissionais e o impacto da fiscalização na sociedade, todo mês, o CRMV-PR vai apresentar histórias por meio da série “Fiscais em ação”.

Londrina em ação

Weber Bueno de Lima, agente de fiscalização, há 23 anos, conta que, em Londrina, uma das áreas de maior atenção é a indústria de Produtos de Origem Animal (POA) quando o assunto é fiscalização.

“Durante a fiscalização verificamos a atuação dos responsáveis técnicos (RTs), inspetores e demais profissionais envolvidos na cadeia de produção de alimentos, a fim de identificar se estão agindo de acordo com os princípios éticos, técnicos e legais, promovendo a saúde única”, comenta Weber.

Um exemplo prático foi a fiscalização realizada no ano passado em um frigorífico em Cornélio Procópio, que apesar de apresentar condições estruturais adequadas, durante a fiscalização foi identificada a necessidade manutenções periódicas, como a impermeabilização do piso e reparo de algumas estruturas e noções de boas práticas a serem incutidas nos colaboradores pelos seus responsáveis.

“Um serviço de Inspeção Municipal adequadamente constituído e independente é essencial também para que o frigorífico se mantenha em conformidade com as normativas vigentes, tendo em vista que a sua atuação é permanente”, explica a médica-veterinária Cintia Midori Kaminishikawahara, que além da fiscalização, também realiza assessoria técnica em Londrina e nas regiões vizinhas como Maringá, Cornélio Procópio, Campo Mourão e Paranavaí.

Balanço

Em 2021, foram lavrados 605 documentos, envolvendo pessoas físicas e jurídicas nas regiões de Londrina, Jacarezinho e Cornélio Procópio.

Denuncie

Pelo site CRMV-PR é possível fazer denúncias contra o profissional, denúncia contra o estabelecimento e sobre o exercício ilegal, sem precisar se deslocar para as unidades.

Basta acessar o endereço eletrônico https://www.crmv-pr.org.br/, na categoria “Fiscalização” e “Denuncie”. 

 

Confira abaixo a distribuição dos profissionais no Paraná:

 

Curitiba

Dois agentes de fiscalização e três médicos-veterinário fiscais.

 

Londrina

Um agente de fiscalização, uma médica-veterinária fiscal

 

Maringá

Um agente de fiscalização.

 

Cascavel

Um agente de fiscalização e uma médica-veterinária fiscal.

 

Pato Branco

Um agente de fiscalização.

 

Ponta Grossa

Um agente de fiscalização.

 


Voltar
Top