1. Home
  2. Notícias
  3. Sanidade Animal
Sanidade Animal

PR celebra um ano da certificação de área livre de febre aftosa sem vacinação


Publicado em: 02/06/2022 08:40 | Fonte/Agência: CRMV - PR | Categoria: Sanidade Animal

 


Legenda foto capa: Da esq.para direita: Secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara e o médico-veterinário fiscal, Rafael Stedile, representando o CRMV-PR

Em maio, o Paraná completou um ano da certificação de área livre de febre aftosa sem vacinação, status sanitário confirmado pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), na 88ª Sessão Geral da Assembleia Mundial dos Delegados da OIE, realizada no ano passado em Paris, na França.

O reconhecimento internacional foi celebrado nesta terça-feira (31), em uma cerimônia, no Palácio Iguaçu, onde o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Paraná (CRMV-PR) esteve presente ao lado da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) e da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), entre outras entidades.

Abertura de novos mercados

“Todo esforço da sociedade paranaense durante décadas foi para obter um espaço no processo de internacionalização da nossa produção. O nosso desafio era mostrar que o ambiente de produção está resolvido para peste suína clássica e para aftosa”, explica o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara.

“Nosso Estado é o maior produtor de proteína animal do País, com a produção de 6,213 milhões de toneladas de carnes bovina, suína e de frango no ano passado. Esse reconhecimento beneficia a exportação do frango, peixe congelado e outros produtos, como os lácteos, com vista aos mercados mexicano, sul-coreano, japonês e tantos outros do Leste Asiático”, destaca Ortigara.

Novos profissionais na área 

Em maio deste ano, 25 médicos-veterinários e 13 técnicos de manejo e meio ambiente foram nomeados pelo Governo do Paraná para exercerem funções na Adapar. Segundo o diretor-presidente da instituição, Otamir Cesar Martins, a recomposição e ampliação do quadro funcional aumenta ainda mais o protagonismo dos médicos-veterinários dentro da Adapar, que agora somam no total 239 profissionais, com um dos números mais expressivos do Estado, além de fortalecer o trabalho preventivo em relação à febre aftosa e para o combate de outras doenças.

“Nós temos trabalhado muito com o nosso plano de contingência, evitando que tenham novas entradas de doenças no Paraná. Neste cenário, os médicos-veterinários também são importantes para aumentar a nossa vigilância e atuação na defesa sanitária”, destaca Martins.

A luta continua

“Fizemos a maior audiência da história e hoje estamos aqui para parabenizar todos os envolvidos nesta conquista. Lembrando que é preciso valorizar o médico-veterinário na questão da fiscalização e da valorização da proteína de origem animal. Na Assembleia Legislativa estamos com muito orgulho, defendo tudo isso, fortalecendo nossa parceria com o Governo, CRMV-PR, entre outras instituições. Nossa luta continua, precisamos nos antenar, estar em alerta, protegendo nossas fronteiras, valorizando nossos pequenos, médios e grandes produtores”, afirma o médico-veterinário, deputado estadual e presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Assembleia Legislativa do Paraná, Anibelli Neto.

Confira as fotos do evento 

Crédito da imagem: Divulgação 

Da esq.para direita: diretor-presidente da Adapar, Otamir Cesar Martins e o médico-veterinário fiscal, Rafael Stedile. 


Voltar
Top