Mapa libera R$ 20 milhões para sanidade do MS

Publicado em: 18/04/2007 08:34 | Categoria: Geral

A secretária de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, já havia confirmado, no início do mês, a liberação do montante após audiência com o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo Silva, e o atual ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Reinhold Stephanes, em Brasília/DF. "Agora poderemos dar continuidade aos trabalhos de recuperação do status de Mato Grosso do Sul", garante ela.

Conforme o superintendente federal da Agricultura (SFA/MS), Orlando Baez, até o final desta semana, toda a parte documental das indenizações deve estar concluída. "Instalamos uma comissão com técnicos da Seprotur, Federação da Agricultura e Pecuária de MS e da SFA para fazer a avaliação comercial de todo o rebanho abatido, procurando, dessa forma, dar agilidade ao processo de indenização dos produtores", explica Baez. Segundo ele, a previsão é que parte dos 77 produtores sejam ressarcidos, na próxima semana.

A portaria foi assinada pelos ministros do Planejamento, Orçamento e Gestão e da Fazenda, Paulo Bernardo Silva e Bernard Appy (interino), respectivamente.

Ações na área de risco

De acordo com o diretor-presidente da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Iagro), Roberto Rachid Bacha, as ações de vigilância na região de risco continuam ininterruptamente. "Estamos fazendo o monitoramento dos animais, vigilância e verificação de propriedades. Está tudo sob controle, sem grandes modificações", frisou Bacha.

As ações sanitárias devem ser debatidas ainda nesta semana durante visita do diretor do Departamento de Saúde Animal do ministério, Jamil Gomes de Souza, ao Estado.

Fonte: Correio do Estado