1. Home
  2. Notícias
  3. Saúde Única
Saúde Única

4 dicas (e uma planilha) para controle de temperatura de conservação de vacinas


Publicado em: 09/05/2022 10:50 | Fonte/Agência: CRMV - PR | Categoria: Saúde Única

 


Fazer o controle diário da temperatura da unidade de refrigeração onde você armazena as vacinas é importante para garantir a eficácia dos produtos e medicamentos termolábeis, bem como assegurar a proteção dos animais que vão recebê-las.  Em média, as vacinas devem ser mantidas entre 2 e 8ºC nos equipamentos de refrigeração. Por isso, ao adquiri-las do seu fornecedor: 

• Verifique a temperatura do produto. Se estiver fora da faixa recomendada pelo fabricante, rejeite o recebimento. 

• Mantenha as vacinas em sistemas de refrigeração exclusivos, não compartilhados com armazenamento de alimentos e bebidas para consumo humano e, além disso, sempre em boas condições de higiene.  

• Conserve também os seus termômetros sempre calibrados e siga às especificações de uso do fabricante do termômetro. Lembrando que pode haver diferenças entre um fabricante e outro, de acordo com o modelo. 

• Se possível, adote técnicas adicionais de controle da conservação, tais como: sistemas de alerta de alteração de temperatura (luminoso, notificação de celular, entre outros). Elas podem facilitar a identificação de uma variação de temperatura do equipamento e evitar a perda do produto e consequentes prejuízos econômicos. 

Atenção: Os controles de monitoramentos devem estar disponíveis no local para que, em caso de fiscalização, você possa apresentar ao CRMV-PR, pois a falta de apresentação do documento ao fiscal, pode gerar multa. 

Agora que você já tem todas essas orientações, aproveite, clique aqui e baixe agora mesmo o modelo de planilha para o controle diário da temperatura.
 


Voltar
Top