1. Home
  2. Notícias
  3. Geral
Geral

CRMV-PR encerra ano com homenagem a médicos-veterinários e zootecnistas


Publicado em: 14/12/2021 14:55 | Fonte/Agência: CRMV-PR | Categoria: Geral

 


Com os devidos cuidados, o CRMV-PR retomou neste ano a cerimônia presencial para a entrega dos prêmios Clotilde de Lourdes Branco Germiniani de Saúde Única e Destaque Zootecnista. Os homenageados foram recebidos pelos diretores e conselheiros nesta segunda-feira, 13 de dezembro, na sede do CRMV-PR em Curitiba.

“É uma alegria imensa poder estar aqui compartilhando esse momento com vocês e uma honra muito grande falar da professora Clotilde”, celebrou Nilva Mascarenhas, vice-presidente do CRMV-PR, na abertura do evento.

Quem esteve presente novamente foi Francisco Germiniani, filho de Clotilde; além de homenagear a mãe, Francisco lembrou de seu pai, Hélio, que faleceu este ano. “Em casa sempre tivemos essa interação e parceria dos dois na pesquisa. Meu pai estaria muito feliz de estar aqui, então só tenho a agradecer por essa homenagem eterna”, disse.

Clique aqui para conferir as fotos da cerimônia.


Prêmio Clotilde de Lourdes Branco Germiniani de Saúde Única – 3ª edição

Destaque “One Health” - Marcelus Natal Sanson

Fundador e atual vice-presidente da Associação Brasileira de Hospitais Veterinários (ABHV), diretor de um dos principais hospitais veterinários de Curitiba e diretor de uma empresa de mobiliário veterinário, o médico-veterinário Marcelus Natal Sanson foi escolhido pelos seus colegas de profissão como o destaque ‘One Health’ de 2021. “Ninguém consegue crescer sozinho, então agradeço a Deus, a minha família e aos profissionais que me ajudaram até hoje. Quero parabenizar também o CRMV-PR, que muito me orgulha na luta pela melhoria da classe”, agradeceu.

Destaque Pesquisador - Amauri Alcindo Alfieri

Na pesquisa o destaque foi Amauri Alfieri, pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da Universidade Estadual de Londrina. “Esse prêmio é para todos os alunos de iniciação cientifica, doutorandos, residentes. Por último, quero agradecer a minha esposa, que também é pesquisadora da UEL e está comigo na pesquisa há mais de 35 anos”.

Destaque Educação - Rita de Cássia Maria Garcia

A médica-veterinária Rita de Cássia Maria Garcia participou remotamente da cerimônia para receber o prêmio de Destaque Educação. Rita é docente da Universidade Federal do Paraná, onde ministra disciplinas da área da saúde única, incluindo a medicina veterinária do coletivo, que abrange a medicina veterinária legal, medicina de abrigos, medicina de desastres e saúde coletiva.

Destaque Extensão - Edilson Jose Vieira

Há mais de 40 anos prestando assistência veterinária nas áreas de manejo, reprodução, nutrição e cirurgia em gado de leite na região de Palmeira, Edilson José Vieira recebeu o prêmio na área Extensão. Vieira também atua na Cooperativa Agroindustrial Witmarsum e é gerente da Divisão Técnico-Operacional da Cooperativa Mista Agropecuária Witmarsum.

Destaque Nova Geração - Aaronson Ramathan Freitas

Formado há apenas três anos, o médico-veterinário Aaronso Ramathan Freitas já deixou sua marca na profissão e recebeu o prêmio de Destaque Nova Geração. Atual secretário de saúde do município de Morretes, Freitas é o idealizador e coordenador do projeto de extensão Barco Saúde Única, gerido pela UFPR e pela PUCPR, no qual realiza ações de manejo populacional de cães e gatos em unidades de conservação e comunidades tradicionais do Litoral do Paraná. “Eu preciso agradecer a algumas pessoas que me ajudaram com o Barco Saúde Única, que são os professores Alexander Biondo, Rita de Cássia Maria Garcia e, principalmente, a Cláudia Turra Pimpão, que foi o meu primeiro ‘sim‘ quando cheguei com a ideia do projeto”, destacou.

Destaque Políticas Públicas - Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar)

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) é a responsável pela garantia da sanidade animal de todo o rebanho do Estado. Neste ano, após muito trabalho, a agência elevou o status de sanidade do Paraná ao conquistar o status de área livre de febre aftosa sem vacinação pela Organização Mundial da Saúde (OIE). Desta forma, a agência foi homenageada com o prêmio Destaque Políticas Públicas.

“Nós da Adapar ficamos emocionados com esse prêmio. É o resultado do trabalho de mais de 600 colaboradores, que conquistaram algo sensacional para o agronegócio”, afirmou Otamir Cesar Martins, médico-veterinário e diretor-presidente da instituição.

Destaque Colaboração Interprofissional - Rafael Mialski Fontana (médico)

Reforçando o conceito de saúde única, o prêmio Destaque Colaboração Interprofissional foi entregue a Rafael Mialski Fontana, médico infectologista do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná. Fontana é apoiador de tese de doutorado da faculdade de Medicina Veterinária da sede Palotina da UFPR que estuda esporotricose de transmissão felina na 20ª regional de saúde do estado do Paraná.

“Fiquei muito satisfeito e feliz com a premiação. Quero agradecer a minha equipe, que me deu essa oportunidade de trabalhar nessa interface entre a medicina e a medicina veterinária”, agradeceu.


Prêmio Destaque Zootecnista - 4ª edição

O prêmio Destaque Zootecnista foi entregue pelos zootecnistas Carlos Grubhofer e Ricardo Pereira, que integram a atual gestão do CRMV-PR. Para Grubhofer, que é tesoureiro da Autarquia pelo segundo mandato consecutivo, “é uma satisfação para nós zootecnistas estarmos neste evento premiando grandes profissionais. É uma honra também que, a partir deste ano, os prêmios da medicina veterinária e da zootecnia sejam entregues de uma só vez, congregando as duas profissões que são membros dessa casa”.

Destaque Educação - Ulysses Cecato

Referência no ensino da zootecnia no Paraná, Ulysses Cecato foi homenageado como Destaque Educação. Na Universidade Estadual de Maringá, já foi Diretor de Pesquisa e Pós-graduação, Chefe do Departamento de Zootecnia, Diretor Científico da Fundação de Apoio de Desenvolvimento Cientifico e Tutor do Programa de Educação Tutorial.

“É uma alegria imensa estar aqui com vocês. Se dissermos que não ficamos felizes pelo prêmio, é mentira. Existem vários profissionais que merecem, mas já que nossos pares nos escolheram, ficamos muito gratos. Queria agradecer especialmente minha esposa e meu filho, que vieram me prestigiar. Agradecer também ao CRMV-PR pelo trabalho nos últimos anos, vocês realmente levaram aquilo que gostaríamos de ter dentro do Conselho de aproximar a zootecnia e a medicina veterinária”, dissse.

Destaque Empreendedor - Charles Ortiz Novinski

Como empreendedor o destaque foi Charles Ortiz Novinski, zootecnista diretor da CR Agro Consultoria, que atende criadores na otimização da produção, valorização dos produtos, rastreabilidade e garantia de qualidade ao consumidor.

Em sua fala, Novinski destacou que “encontrar meu nome entre os escolhidos foi uma surpresa enorme que chega em um momento de grande desafio da minha carreira profissional e com certeza servirá de combustível para seguir”. Aproveitou, ainda, para agradecer à família e ao diretor Carlos Grubhofer, que, segundo o homenageado, “como professor, me guiou pelo caminho da ética”.

Destaque Comercial - Jéssica Gabi Dessbesell

A zootecnista Jéssica Gabi Dessbesell, formada pela Unioeste em 2018, recebeu o prêmio na categoria Destaque Comercial. Jéssica atualmente é responsável técnica e Líder do Controle de Qualidade da Fábrica de Ração de Medianeira da Lar Cooperativa Agroindustrial.

Destaque Pesquisador - Rodrigo Cesar dos Reis Tinini

Presente remotamente, Rodrigo Cesar dos Reis Tinini recebeu a homenagem como Destaque Pesquisador. “Fico muito contente com esse prêmio, ainda mais na presença do professor Ulysses, que acompanho há muitos anos. Sempre foi uma inspiração e hoje estar recebendo esse prêmio na presença dele, é muito gratificante”, destacou.

Destaque Extensionista - Marcio Antonio Baliscei

Atuando na área de extensão desde 1987, Márcio Antônio Baliscei foi o escolhido para o prêmio Destaque Extensionista. Afinal, são mais de 30 anos auxiliando produtores no desenvolvimento rural com foco em Bovinocultura de Leite, Bovinocultura de Corte, Piscicultura e Organização Rural.

“É gostoso agradecer e compartilhar as coisas boas com os amigos. Receber esse prêmio é motivo de orgulho pelos que vieram antes, mas ao mesmo tempo traz um peso grande porque agora nos tornamos referência para os que vierem em seguida. É uma responsabilidade como profissionais de espelhar a boa referência na sociedade”, afirmou.

 


Voltar
Top