3. Saúde Única
Saúde Única

Paraná encabeça PL que sugere criação do Dia Nacional da Saúde Única

Publicado em: 19/05/2021 13:30 | Fonte/Agência: CRMV-PR | Categoria: Saúde Única

Um dia após a Assembleia Legislativa do Paraná aprovar a criação do Dia Estadual da Saúde Única, o senador Flávio Arns apresentou nesta quarta-feira (19) o Projeto de Lei nº 1837/2021 para instituir o Dia Nacional da Saúde Única. Assim como na esfera estadual, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR) foi o propositor da iniciativa em reunião com o parlamentar no dia 10 de maio.

“Essa é uma das principais funções dos Conselhos de Classe, promover a valorização e o reconhecimento profissional através da representatividade perante os poderes executivo, legislativo e judiciário, e a sociedade civil”, destacou o presidente Rodrigo Távora Mira sobre a importância das propostas feitas pelo CRMV-PR junto às autoridades para a valorização dos médicos-veterinários na área da saúde.

Na apresentação do PL aos demais colegas do Senado Federal, Arns afirmou que o termo considera “como humanos e animais interagem ecologicamente em um ambiente e qualquer alteração nessas relações pode provocar desequilíbrios e por consequência propagar doenças.” Para o senador, a abordagem multissetorial da saúde única representa um conceito moderno de saúde.