1. Home
  2. Notícias
  3. Saúde Única
Saúde Única

Nota de repúdio a diretora da SESA/PR por fala desrespeitosa aos médicos-veterinários


Publicado em: 28/04/2021 18:50 | Fonte/Agência: CRMV-PR | Categoria: Saúde Única

 


O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Paraná (CRMV-PR) vem por meio desta nota manifestar repúdio às falas proferidas pela Diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA/PR), Maria Goretti David Lopes, durante a 2ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB-PR) realizada nesta quarta-feira, 28 de abril de 2021.

Ao citar o Plano Nacional de Vacinação, Maria Goretti articulou comentários desrespeitosos à classe médico-veterinária, demonstrando desconhecimento da atuação da categoria na saúde pública. A Medicina Veterinária e seus profissionais integram legalmente o escopo da saúde humana, como citamos:

- é reconhecida desde 1998 pelo Conselho Nacional de Saúde como profissão da área da saúde;

- é interessada, de acordo com o disposto no DECRETO Nº 64.704, DE 17 DE JUNHO DE 1969 (art. 1o), nos problemas de saúde pública e consequentemente na segurança nacional;

- os médicos-veterinários são reconhecidos, expressamente em legislação, como vinculados à Saúde Pública há mais de 130 anos (DECRETO Nº 169, DE 18 DE JANEIRO DE 1890);

- têm atuação prevista nos art. 5o e 6o pela LEI Nº 5.517, DE 23 DE OUTUBRO DE 1968.

Ademais, os médicos-veterinários compõem equipes das vigilâncias municipais e estaduais em todo o país, ocupam cargos relevantes em secretarias municipais e estaduais de saúde e atuam em órgãos federais das mais diversas áreas ligadas à saúde. No Paraná, destaca-se, inclusive, a participação de médicos-veterinários no Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen/PR) no diagnóstico de doenças emergentes de origem zoonótica (entre elas febre amarela, dengue e covid-19), e no Centro de Produção e Pesquisa de Imunobiológicos (CPPI), que foi responsável pela produção de kits diagnósticos da Covid-19 e vem desenvolvendo estudo para a produção de soro terapêutico contra o coronavírus a partir do plasma de equinos.

Por fim, o CRMV-PR ressalta que não se omitirá diante de comentários inverídicos e proferidos sem conhecimento de causa. Os médicos-veterinários têm total capacidade de atuar na saúde pública, como já vêm há anos, e, portanto, devem ser mencionados e tratados com o devido respeito.


Voltar
Top