1. Home
  2. Notícias
  3. Geral
Geral

Primeiro hospital veterinário credenciado da América Latina está no Paraná


Publicado em: 08/03/2021 13:18 | Fonte/Agência: CRMV-PR | Categoria: Geral

 


O primeiro hospital veterinário da América Latina a passar por um processo criterioso de avaliação envolvendo, entre outros, a estrutura e capacitação técnica, é a Clinivet. Em atividade há 33 anos, o estabelecimento foi aprovado no programa de acreditação da Associação Brasileira de Hospitais Veterinários – ABHV. O programa foi implementado pela ABHV no ano passado e é o primeiro do ramo veterinário no país, servindo à sociedade como validação da qualidade dos serviços prestados pelos estabelecimentos credenciados.

“É como estar em um restaurante que, em qualquer parte do mundo, você tem certeza que todos os processos, desde produto, atendimento, produção e entrega são os mesmos. A acreditação é uma tentativa de estabelecer protocolos e processos, além de deixar isso transparente com o cliente”, analisa Marcelus Natal Sanson, fundador do hospital.

O outro projeto-piloto foi a Intensivet, do Distrito Federal, que recebeu a acreditação como clínica veterinária. Para Sanson, o programa vem para “melhorar o nível da medicina veterinária, como aconteceu na medicina humana. Isso já está acontecendo também com as faculdades de medicina veterinária”.

A expectativa é que com essa validação em um processo independente a sociedade passe a valorizar cada vez mais a atuação dos médicos-veterinários, entendendo que o profissionalismo abrange toda a cadeia, desde o atendimento ao público até a escolha dos insumos e a prestação dos serviços.


Processo de certificação

Para receber a certificação o estabelecimento precisa passar por algumas etapas. Na primeira, a ABHV avalia se o candidato atende a requisitos legais obrigatórios; depois, é realizada a auditoria por Organismo de Avaliação da Conformidade acreditado pelo Inmetro; a terceira etapa é a avaliação do parecer da auditoria por uma Comissão Independente de Imparcialidade, formada por representantes de entidades de classe, órgãos reguladores, academia e sociedade civil.

A acreditação é válida por quatro anos, com auditoria interna anual e reavaliação externa a cada dois. Até o momento, podem se credenciar hospitais e clínicas; em breve também poderão participar laboratórios de diagnóstico.


Voltar
Top