1. Home
  2. Notícias
  3. Geral
Geral

Foco de raiva bovina põe Noroeste em alerta


Publicado em: 11/04/2007 09:13 | Categoria: Geral

 



A raiva bovina é uma infecção viral em que quase 100% dos casos são fatais. Entre os sintomas da doença, estão a paralisia dos membros, salivação abundante e dificuldade de ingestão do pasto, causando a morte dos animais de seis a oito dias após o início deste quadro.

A responsável pela área de raiva na Divisão da Defesa Sanitária Animal da Seab, Elzira Jorge Pierre, informou que em 2007 já foram localizados 85 focos da doença no Paraná, com registro de 88 animais mortos. No ano passado, a raiva atingiu 190 animais em 165 focos, principalmente nas regiões de Cascavel, Ponta Grossa e Curitiba – a maior parte era de bovinos, mas também há registros da morte de eqüinos e suínos.

Segundo Elzira, a doença tem sido transmitida no Paraná pelos morcegos da espécie Desmodus rotundus, que são mais conhecidos por morcegos-vampiros comuns e costumam se alojar em fendas, cavernas, árvores e construções. Em Querência do Norte eles estariam vivendo em reservas de matas às margens do rio Ivaí. Técnicos da Seab tentam capturar os morcegos, com a ajuda de moradores, ainda sem sucesso.

A Seab informou ainda que a raiva não causa a interdição da propriedade, nem atrapalha as exportações, mas nas regiões endêmicas – como é o caso de Cascavel – os animais devem ser vacinados todos os anos, devendo o comprovante acompanhar os animais em caso de transporte.

O responsável pela DSA na região de Umuarama, Jesus Camacho, disse que a vacinação atinge em torno de 60 propriedades em Icaraíma, vizinho de Querência do Norte. A dose custa R$ 0,50 e só existe nas regiões onde há recomendação da vacina. Além desses municípios, uma pequena faixa de Ivaté e Santa Cruz do Monte Castelo também está na faixa do foco. Em Umuarama, onde está o maior rebanho bovino do Paraná, com 1,1 milhão de cabeças, e em Paranavaí, o segundo no ranking, com 1 milhão de animais, a situação está controlada.

Elzira Pierre alerta que todo o acidente com morcego é grave, mesmo quando ele não é da família dos hematófagos (que se alimentam de sangue).

Fonte: Gazeta do Povo

Galeria

Voltar
Top