Paraná se despede do médico veterinário mais antigo em atividade

Publicado em: 09/06/2020 11:00 | Fonte/Agência: CRMV-PR | Categoria: Geral

O Paraná se despede nesta terça-feira (09) de Enio Baptista Rosas, que aos 101 anos de idade era o médico veterinário mais antigo em atividade no estado. Rosas era natural de Ponta Grossa, onde administrava a Fazenda Morro do Castelo há mais de 80 anos, produzindo queijos, milho, soja e outros insumos para o país.

Cumpriu, também, papel na preservação da mata nativa. “Herdei a fazenda aos cinco anos, com a morte de meu pai, ainda novo. Preservo 50 por cento da área em árvores nativas porque considero patriota este cuidado, é coisa nobre. A preservação do meio ambiente é herança dos antepassados.”, afirmou ao CRMV-PR em 2013, em reportagem especial para homenageá-lo pelos anos dedicados à profissão (confira abaixo).

Na medicina veterinária, Enio deixou marca importante na história. Após completar a graduação em 1943 pela Universidade Federal de Minas Gerais, tornou-se representante do Laboratório Hertafe; foi nesta função que auxiliou na erradicação e controle de doenças como peste suína, febre aftosa e raiva no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O Conselho lamenta a perda e transmite suas condolências aos familiares e amigos.