1. Home
  2. Notícias
  3. Geral
Geral

Rússia embarga carnes de sete países, inclusive do Brasil


Publicado em: 11/04/2007 09:10 | Categoria: Geral

 



Sem especificar quais foram as empresas afetadas ou, mesmo, qual o tipo de carne por elas exportado (de frango, bovina ou suína), a Ria Novosti apenas menciona que a proibição decorre da detecção, desde o começo de 2007, da presença de salmonelas em grandes partidas de carnes de origem norte-americana, francesa, alemã, belga, holandesa, uruguaia e brasileira.

A notícia termina com a informação, vinda do próprio Rosselkhoznadzor, de que o órgão vem solicitando aos serviços veterinários oficiais dos países envolvidos que investiguem, um a um, todos os casos de suprimento “mala fide” (efetuados com má fé), bem como a adoção de medidas que previnam e impeçam a repetição de novos casos do gênero.

Na semana passada, quem se manifestou especificamente sobre a carne brasileira foi o próprio diretor da Rosselkhoznadzor, Sergei Dankvert que, falando à agência de notícias Interfax sobre as importações do Brasil, ameaçou suspender as importações de carne suína e bovina in natura já a partir deste mês.

Conforme a Interfax, Dankvert afirmou que “o Rosselkhoznadzor pode ser forçado a fazer isso, por que expira em meados de abril corrente o acordo que prevê a manutenção, no Brasil, de equipe de médicos veterinários russos para controlar os embarques de carne in natura para a Rússia. Porém, até agora, não foi recebido qualquer pedido oficial para o envio de nova missão”.

O diretor do Rosselkhoznadzor ainda comentou que o governo russo mantém seus veterinários no Brasil por considerar o controle sanitário do País insuficiente para garantir a segurança dos produtos importados, particularmente em relação à febre aftosa, “registrada com freqüência naquele país”. Mas ressalvou que, mesmo suspendendo as importações do produto in natura, não deixará o Brasil “na mão”: “Talvez passemos a importar carne cozida. Assim, não interromperemos completamente o comércio com um parceiro tão grande como o Brasil”.

Ao levantar dados sobre as exportações brasileiras de carnes para a Rússia, a Interfax foi informada pelo IKAR - Instituto de Negócios do Mercado Agrário que as importações de carne bovina do Brasil em 2006 totalizaram 254 mil toneladas e representaram cerca de 40% das importações russas do produto. Já as importações de carne suína ficaram em 229 mil toneladas, 37% do total importado, seguindo-se ao Brasil a Dinamarca, que respondeu por 17% das importações russas de carne suína. Por fim, o Brasil ainda forneceu para o mercado russo 169 mil toneladas de carne de frango, 15% do total importado. Neste caso, a liderança está nas mãos dos EUA, com 808 mil toneladas, 72% do volume total de carne de frango importada.

Fonte: AviSite

Galeria

Voltar
Top