1. Home
  2. Notícias
  3. Saúde Única
Saúde Única

Residentes de veterinária auxiliam Secretaria da Saúde em luta contra a Covid-19


Publicado em: 22/04/2020 15:50 | Fonte/Agência: CRMV-PR | Categoria: Saúde Única

 


A secretaria de saúde de Palotina conta com um novo reforço na luta contra a Covid-19: 30 residentes de medicina veterinária da Universidade Federal do Paraná do município, inscritos na ação “O Brasil Conta Comigo”, do Ministério da Saúde, iniciaram as atividades no dia 15 de abril.

“A possibilidade de atuar diretamente com a população, junto aos outros profissionais de saúde, com todo o conhecimento que nós médicos veterinários possuímos é extremamente importante. E tão importante quanto a nossa atuação na saúde pública é a oportunidade de levar ao conhecimento da população que não tratamos apenas as doenças dos animais, mas atuamos também na saúde humana. Esse é o princípio da Saúde Única”, ressalta Sílvia Osaki, conselheira do CRMV-PR e docente da instituição.

No momento os voluntários estão alocados nas barreiras sanitárias instaladas nas entradas do município para aferir a temperatura das pessoas e prestar orientações referentes aos protocolos de atendimento. Caso sejam identificados sintomas de febre e demais ligados ao novo coronavírus, há o encaminhamento ao Centro de Atendimento ao Covid para preenchimento de ficha de triagem. Todo o trabalho serve também para monitoramento do setor de vigilância epidemiológica.

Além dos residentes, Sílvia destaca que “muitos médicos veterinários estão trabalhando no diagnóstico da doença, em pesquisas para se conhecer toda a história natural da doença, estudos de filogenia, para verificar a origem do vírus, entre outros”, mostrando a importância da profissão neste momento.


Voltar
Top