1. Home
  2. Notícias
  3. Saúde Única
Saúde Única

Não há comprovação científica da necessidade de teste de Covid-19 para cães e gatos


Publicado em: 03/04/2020 15:10 | Fonte/Agência: CRMV-PR | Categoria: Saúde Única

 


O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Paraná (CRMV-PR) esclarece que não há comprovação científica da necessidade do teste para detecção de Covid-19 em cães e gatos na rotina hospitalar. A Autarquia está identificando e oficiando os estabelecimentos e responsáveis técnicos que venham a induzir tal necessidade, adotando as medidas pertinentes e encaminhando a informação aos demais órgãos competentes.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que, até o momento, não há evidência significativa de que animais de estimação possam ficar doentes ou transmitir o novo coronavírus. Ainda assim, recomenda-se que pessoas infectadas evitem o contato com seus cães e gatos e também façam quarentena de convivência com eles, além de seguir as orientações das autoridades sanitárias.

Denuncie

A denúncia é importante para que o CRMV-PR possa cumprir sua missão de fiscalizar e orientar o exercício profissional.

Irregularidade em estabelecimentos médico-veterinários e/ou zootécnicos - você pode fazer a denúncia online (identificada ou anônima): https://bit.ly/2KhyAoN

Conduta antiética de médico veterinário e/ou zootecnista - as denúncias precisam obrigatoriamente ser formalizadas: https://bit.ly/2KhyAoN

Exercício ilegal - procure a Delegacia de Polícia mais próxima e registre um boletim de ocorrência, narrando o fato presenciado com todos os detalhes possíveis. Encaminhe cópia do B.O. e demais documentos pertinentes ao CRMV-PR para que possamos tomar as medidas legais necessárias e encaminhar ao Ministério Público.


Voltar
Top