1. Home
  2. Notícias
  3. Geral
Geral

Os suínos e aquecimento global


Publicado em: 10/04/2007 09:24 | Categoria: Geral

 



O "Seminário Influência da Nutrição Animal sobre a Poluição Ambiental e Emissão de Gases na Suinocultura" terá a participação de dois pesquisadores europeus. A inscrição é gratuita e pode ser feita até o dia 10 de abril pelo telefone 49-3441-0448 ou pelo e-mail eventos@cnpsa.embrapa.br

O seminário, promovido em conjunto pela Embrapa e Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações), inicia às 9h da manhã e vai até as 16h45m. A partir das 10h30m, o pesquisador francês Jean-Yves Dourmad, do Instituto Nacional de Pesquisa Agrícola da França (INRA), falará sobre o "Impacto da Nutrição de Suínos sobre a Excreção de Minerais e Produção de Gases". A palestra vai tratar principalmente sobre como a suinocultura contribui para o aquecimento global, o principal responsável pelas mudanças climáticas que o planeta enfrenta neste momento. "Esse é um assunto importante para a nossa região e pouco comentado", explicou o pesquisador Julio Cesar Palhares, de Embrapa Suínos e Aves, um dos coordenadores do seminário.

O pesquisador holandês Age Jongbloed, da Universidade de Wageningen, na Holanda, apresentará uma metodologia para medir a quantidade de gases que provocam o efeito estufa gerados numa propriedade que possui suínos. A palestra "Odores da Suinocultura: Metodologias de Análises", das 14h15m às 15h30m, vai auxiliar especialmente os pesquisadores que estudam o assunto no Brasil. Além dos dois pesquisadores estrangeiros, o evento terá outras três palestras, todas de cientistas ligagos à Embrapa Suínos e Aves.

Julio Cesar Palhares tratará sobre "Legislação Ambiental e Suinocultura: a Realidade Brasileira e as Tendências Mundiais", das 9h às 10h15m. "O Uso de Modelagem para Estimativa do Volume de Dejetos e Produção de Biogás na Suinocultura" será o tema abordado por Paulo Armando de Oliveira, das 13h15 às 14h15m. A última palestra do dia, das 15h45m às 16h15m, será apresentada por Gustavo Lima. Ele falará sobre "Aditivos Alimentares na Preservação do Meio Ambiente - Apresentação da Pesquisa do Grupo de Aditivos Nutricionais do Sindirações".

Fonte: Embrapa

Galeria

Voltar
Top