1. Home
  2. Notícias
  3. Saúde Única
Saúde Única

Orientações da ABHV para prevenção em estabelecimentos veterinários


Publicado em: 19/03/2020 08:45 | Fonte/Agência: CRMV-PR | Categoria: Saúde Única

 


A Associação Brasileira do Hospitais Veterinários-ABHV-, entidade que congrega Clínicas, Hospitais e Centros de Diagnóstico Veterinário no Brasil, vem a através desta esclarecer acerca do Coronavírus COVID-19.

Diante da pandemia que vem se avolumando, a ABHV se manifesta e recomenda cautela nas atitudes a serem tomadas, e devemos sempre termos em mente que o Médico Veterinário faz parte do Sistema de Saúde Única que envolve o ser humano, os animais e o ambiente.

Todos os estabelecimentos veterinários (consultórios, clínicas, hospitais e centro de diagnósticos veterinários) têm função importante no bem-estar animal e consequentemente na saúde pública e bem-estar da população.

Recomendamos que os estabelecimentos veterinários ajam com cautela, tomando medidas de contenção para evitar aglomeração de pessoas. Algumas medidas práticas que sugerimos:

a) Limitar visitas de clientes aos pacientes internados e nos exames de imagem. Também importante que preferencialmente não haja mais de um acompanhante numa eventual consulta no sistema veterinário.

b) Disponibilizar álcool gel em todos os setores do estabelecimento e oferecer seu uso ao cliente/tutor.

c) O atendimento veterinário deve ser mantido devido sua relevância, entretanto com o rigor máximo nos cuidados sanitários dos animais, ambiente e em relação ao cliente.

d) TODAS AS DEMAIS RECOMENDAÇOES DOS ORGÃOS PUBLICOS DE SAÚDE DEVEM SER SEGUIDAS RIGOROSAMENTE.

Adicionalmente:

Atualmente, não há evidências de que animais de estimação (cães e gatos) possam ser infectados pelo SARS-Cov-2 ou transmitir a COVID-19.

O coronavírus canino, que pode causar diarreia leve, e o coronavírus felino, que pode causar peritonite infecciosa felina (PIF), são ambos alfa-coronavírus. Esses coronavírus não estão associados ao atual surto de coronavírus humano.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS HOSPITAIS VETERINÁRIOS - ABHV


Voltar
Top