1. Home
  2. Notícias
  3. Saúde Única
Saúde Única

Médico veterinário: o uso consciente de antibióticos passa pelas suas mãos


Publicado em: 19/11/2019 09:00 | Fonte/Agência: CRMV-PR | Categoria: Saúde Única

 


A Semana Mundial do Uso Consciente de Antibióticos, liderada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), ocorre de 18 a 24 de novembro como forma de conscientizar profissionais da saúde e a população sobre o uso racional de antibióticos. O uso inadequado desses medicamentos tem causado preocupação global com relação à saúde pública. O médico veterinário tem papel fundamental neste sentido: como profissional da saúde, deve sempre levar em consideração a real necessidade do uso do medicamento e, principalmente, orientar os tutores e produtores sobre o uso correto do mesmo.

A médica veterinária Cláudia Pimpão, presidente da Comissão de Saúde Única do CRMV-PR, explica que o aumento do número de bactérias resistentes pode acontecer por conta do “mau uso de medicamentos antimicrobianos na saúde animal; programas inexistentes de prevenção e controle de infecções, o que favorece a transmissão da resistência entre os microrganismos e a exposição de indivíduos a microrganismos resistentes; antimicrobianos de má qualidade; fraca capacidade laboratorial; vigilância e monitoramento inadequados; insuficiente regulamentação e fiscalização do uso dos antimicrobianos”.

Segundo dados da OMS, até 2050 estima-se que uma pessoa morrerá a cada três segundos no mundo vítima de doenças provenientes da resistência antimicrobiana. Isso representa mais de 10 milhões de óbitos por ano.

O que o CRMV-PR tem feito

Atento ao problema, o CRMV-PR tem trabalhado na discussão e divulgação desse tema há alguns anos. A Autarquia já realizou três edições do Simpósio Paranaense de Saúde Única e o I Simpósio Internacional de Saúde Única, com a presença de especialistas para abordar o combate aos antimicrobianos e aprofundar a discussão do tema. Lançou, ainda, a Aliança Interinstitucional de Saúde Única do Paraná na qual entidades públicas e privadas unem esforços na busca de soluções para temas relacionados à resistência aos antimicrobianos.

Você pode conferir as palestras do evento de 2019 na íntegra em nosso canal no youtube. Acesse: https://bit.ly/2JLFuAV


Voltar
Top