3. Comissões
Comissões

CRMV-PR reúne profissionais em workshop para discutir implementação do Selo Arte

Publicado em: 30/09/2019 13:30 | Fonte/Agência: CRMV-PR | Categoria: Comissões

A Comissão de Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal (CTIPOA) do CRMV-PR realizou na última sexta-feira (27), em Curitiba, o Workshop Produtos de origem animal: mercados emergentes, produtos artesanais, desafios do desenvolvimento social e segurança do consumidor.

O principal tema abordado foi a Lei do Selo Arte, sancionada pelo governo federal, que permitirá a venda interestadual de produtos alimentícios artesanais como queijos, mel, pescados e embutidos. Atualmente está em consulta pública a instrução normativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento que estabelece as boas práticas para concessão do selo.

Embora ainda não esteja em vigor, a lei trouxe algumas dúvidas aos profissionais envolvidos. Nesse sentido, foram ministradas palestras sobre a fiscalização destes produtos, as boas práticas de produção e a importância do RT na garantia da segurança alimentar.

Para Ana Lucia Menon, presidente da comissão, o evento foi importante para harmonizar o entendimento dos profissionais das diversas instituições que participarão ativamente da solicitação, concessão e fiscalização dos produtos Selo Arte. “Nos preocupamos com as novas legislações e com o seu entendimento. Por isso reunimos profissionais dos Serviços de Inspeção Municipal, Estadual e Federal, da vigilância sanitária, responsáveis técnicos, Emater e do Ministério Público de Defesa do Consumidor”, destacou.

“É muito bom saber que se organizam eventos como esse em que profissionais da área, que se envolvem no trabalho de inspeção de produtos de origem animal, podem trocar informações e se atualizar”, disse João Carlos Rocha Almeida, chefe do núcleo regional de Curitiba da Secretaria de Estado da Agricultura, que representou o secretário Norberto Ortigara.