Dia do Médico Veterinário é celebrado na Assembleia Legislativa do Paraná

Publicado em: 10/09/2019 11:27 | Fonte/Agência: CRMV-PR | Categoria: Geral

O “Dia do Médico Veterinário”, comemorado em 9 de setembro, é uma data especial para todos os profissionais da área. Para celebrar a categoria e exaltar sua importância em todas as áreas de atuação, a Assembleia Legislativa do Paraná realizou uma sessão solene no Plenário da Casa nesta segunda-feira (09), com a presença de autoridades, entidades de classe e médicos veterinários de todo o Estado.

“É uma profissão de extremo valor, com ampla atuação, principalmente em um Estado que tem uma força tão grande da sua economia que vem do campo e depende de uma atividade que possa garantir maior produtividade e qualidade dos alimentos”, destacou o deputado Luiz Claudio Romanelli, propositor da homenagem.

Para o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, a profissão de medicina veterinária é fundamental o desenvolvimento do Estado. “O Paraná quer continuar crescendo e se desenvolvendo e para isso não abre mão da presença do médico veterinário, seja na esfera pública ou privada, para defender um modelo sustentável”, declarou, ressaltando ainda a importância da atuação do profissional em inúmeras áreas, como pesquisa, segurança alimentar, defesa agropecuária, vigilância sanitária e inspeção.

O ex-governador Orlando Pessuti, graduado há 41 anos em medicina veterinária, também lembrou a relevância da profissão para a saúde humana, lembrando que “ao cuidar da vida dos animais, nós cuidamos da vida das pessoas”.

Autoridades
Participaram também da solenidade o secretário de estado da Saúde, Beto Preto; a diretora de política ambientais da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Fabiana Campos; o deputado federal Reinhold Stephanes Júnior; o deputado estadual Anibelli Neto; e o deputado estadual Soldado Adriano José.

Homenagens
Na solenidade, a Assembleia Legislativa entregou uma menção honrosa às entidades presentes: Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Paraná (CRMV-PR); Sindicato dos Médicos Veterinários do Paraná (Sindivet-PR); Sociedade Paranaense de Medicina Veterinária (SPrMV); Academia Paranaense de Medicina Veterinária (ACAPAMEV); Associação Nacional de Clínicos Veterinários - Regional Paraná (Anclivepa-PR); Associação Brasileira dos Hospitais Veterinários (ABHV); Sociedade de Médicos Veterinários de Equinos (Someve-PR); e Associação Brasileira de Medicina Veterinária Legal (AMBVL).

O momento mais esperado veio logo em seguida, quando cada entidade elegeu dois médicos veterinários para serem homenageados. No total foram 16 profissionais agraciados, entre eles a vice-presidente do CRMV-PR, Nilva Mascarenhas.

“Vocês são exemplos a todos nós médicos veterinários no Paraná. Amanhã vocês lembrarão que seus trabalhos foram observados e valorados pela classe e pela sociedade como um todo, ajudando-os a prosseguir nesta caminhada”, exaltou Cezar Amin Pasqualin, coordenador do Fórum das Entidades de Classe da Medicina Veterinária do Paraná (FECLAMEV-PR).

Confira os médicos veterinários homenageados por cada entidade:

CRMV-PR
Luiz Paulo Rigolon