1. Home
  2. Notícias
  3. Geral
Geral

Suinocultor cobra atuação da Conab


Publicado em: 03/04/2007 08:12 | Categoria: Geral

 



As propostas devem ser encaminhadas até quarta-feira pela Conab ao Ministério da Agricultura, que vai escolher o tipo de operação. O Ministério da Fazenda e a Casa Civil também precisam autorizar a medida. A expectativa é de que a intervenção, prevista para durar seis meses, inicie em 30 dias. A Conab planeja criar um estoque regulador ao adquirir carne suína em Santa Catarina e no Paraná.

A falta de local para armazenagem, no entanto, é considerada um entrave para o sucesso da operação. A Conab deve inaugurar dois frigoríficos nos próximos dias no Rio Grande do Sul e no Paraná. Mas sabe que a infra-estrutura disponível não será suficiente para armazenar 50 mil toneladas.

Uma alternativa seria credenciar novos frigoríficos. “A solução realmente não é tão complicada: temos ao menos duas boas alternativas”, explicou o presidente da Conab, Jacinto Ferreira.

O produto estocado pela Conab será recolocado no mercado aos poucos. A expectativa é a de que, quando a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) decrete Santa Catarina como zona livre de aftosa sem vacinação, o que deve ocorrer em 25 de maio, os suinocultores possam conquistar novos mercados.

Fonte: A Notícia

Galeria

Voltar
Top