1. Home
  2. Notícias
  3. Geral
Geral

Centro de Apoio à Fauna Silvestre recebe animais feridos e órfãos em Curitiba


Publicado em: 05/08/2019 08:00 | Fonte/Agência: CRMV-PR | Categoria: Geral

 


A prefeitura de Curitiba, em convênio com o Instituto Ambiental do Paraná, mantém desde janeiro deste ano o Centro de Apoio à Fauna Silvestre (CAFS), do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Neste período, mais de mil animais silvestres foram recebidos, tanto de apreensões por maus-tratos e tráfico, quanto de entrega voluntária pela população. O CAFS presta atendimento básico para, posteriormente, os animais serem destinados pelo IAP.

Se encontrar um animal silvestre ferido ou órfão (certifique-se de que realmente os pais não estão por perto), você poderá encaminhá-lo ao CAFS.

Horário: de segunda a domingo, das 9h às 12h e das 13h30 às 16h.

Local: Rua Prof. Nivaldo Braga, 1369, Capão da Imbuia – Curitiba

Telefone: (41) 3313 5626


Orientações
A gestora do Centro de Apoio à Fauna Silvestre, Letícia Lima, esclarece como a população deve proceder em situações em que o animal silvestre se encontra machucado ou em perigo.

De acordo com ela, 90% dos animais que o CAFS recebe são aves. Estes animais são resgatados voluntariamente e transportados ao centro, já que não há uma equipe que faça o recolhimento. Porém, deixa claro que nem todos os animais precisam da intervenção humana. “O filhote de ave, muitas vezes, não está abandonado ou correndo risco de vida, apenas faz parte do treinamento da mãe”, explica.

Ela orienta ainda que, dependendo do porte do animal, o resgate não deve ser feito pelo cidadão. “Répteis, como cobras e serpentes peçonhentas, devem ser resgatados e transportados pelos bombeiros, porque representam risco para a saúde humana”.

No caso de morcegos, deve-se comunicar o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que se desloca até o local para vistoria, aplicação da vacina no animal e orientação dos moradores. “Pelo risco de transmissão de doenças, os morcegos são encaminhados para o centro de controle de zoonoses”, destaca.

O funcionamento do CCZ é de segunda a sexta, das 08h às 17h, no endereço: R. Lodovico Kaminski, 1381, Cidade Industrial – Curitiba. O telefone para contato é (41) 3314-5210.


Voltar
Top