1. Home
  2. Notícias
  3. Geral
Geral

Zootecnistas paranaenses receberão prêmio da Associação Brasileira de Zootecnia


Publicado em: 10/07/2019 15:36 | Fonte/Agência: CRMV-PR | Categoria: Geral

 


O assessor regional do CRMV-PR em Maringá, Luiz Alexandre Filho, e a professora Verônica Oliveira Vianna, membro das comissões de Educação em Zootecnia e Animais Selvagens, são os vencedores das premiações institucionais da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ). Filho, escolhido como o Zootecnista do Ano, receberá o prêmio “Professor José Francisco Sanchotene Felice”; e a docente Vianna, o prêmio “Professor Ambires Cecílio Machado Riella”, como a Zootecnista Educadora. Para a categoria Coordenador do Ano, Safira Valença Bispo recebe o prêmio “Mário Hamilton Vilela”. A cerimônia de premiação acontece no dia 16 de agosto durante o Congresso Brasileiro de Zootecnia, no Parque de Exposições Fernando Costa, em Uberaba, Minas Gerais.

Luiz Alexandre Filho

Há 37 anos atuando em zootecnia, Luiz Alexandre Filho recebe o prêmio com imensa felicidade, já que concorreu com nomes de muita relevância do Brasil. “Fico muito agradecido com a premiação”.

Segundo ele, o prêmio o motiva a “continuar defendendo a bandeira da zootecnia brasileira”. Filho de produtor rural e professora, afirma que a paixão pela agropecuária surgiu na infância e que tudo que conquistou é graças à zootecnia. Luiz Alexandre Filho é fundador da Associação de Estudantes de Zootecnia do Paraná e atualmente trabalha na área de psicultura.

Verônica Oliveira Vianna

Após 20 anos lecionando para estudantes de zootecnia, a professora Verônica Oliveira Vianna recebe a homenagem da categoria por ter se dedicado à formação de jovens. “Ganhar é um motivo de enorme alegria e honra”, comenta Vianna, formada na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). “A universidade faz o seu papel de formar jovens com capacidade crítica para buscar novas soluções diante dos desafios”, destaca sobre seu papel de educadora.

Verônica hoje, além de ministrar disciplinas nos cursos de Zootecnia e Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), é chefe do Departamento de Zootecnia da Instituição. “Quando se escolhe ser professor, você acredita que pode ajudar a transformar uma geração, a deixar sua marca na formação de novos profissionais”, finaliza, garantindo que a docência é, na verdade, “uma via de mão dupla”.


Voltar
Top