Paraná quer vacinar 100% rebanho contra a aftosa

Publicado em: 03/04/2007 08:04 | Categoria: Geral

"Precisamos recuperar junto à Organização Internacional de Saúde Animal a condição de área livre de febre aftosa com vacinação, e para que isso aconteça o quanto antes, temos que fazer um mutirão, um trabalho sério para recuperar a nossa imagem”, disse o presidente da Federação da Agricultura do Estado do Paraná, Ágide Menegheti. Para ele, isso é possível a curto prazo, com um planejamento sério, envolvendo todos os segmentos da agropecuária paranaense.

Bianchini agradeceu o apoio dos representantes do Conesa e afirmou que, em se tratando de sanidade agropecuária, o objetivo do Governo do Estado é o mesmo das entidades presentes à reunião, ou seja, trabalhar de forma efetiva e transparente, na expectativa de reconquistar o mais breve possível o status de área livre de aftosa. “A primeira etapa da campanha de vacinação deste ano é um desafio para nós, e precisamos fortalecer parcerias com todos os segmentos. Num trabalho conjunto é mais fácil vencer as dificuldades”, disse o secretário. Bianchini afirmou ainda que a Seab pretende seguir todas as orientações do Conesa para atingir a meta, que é a vacinação em massa, empenhando-se ao máximo para que nenhuma cabeça de gado deixe de ser vacinada no Estado.

N
a pauta de reunião do Conesa também entrou em discussão o plano nacional de combate e erradicação da febre aftosa, uma proposta de trabalho conjunto nas regiões de fronteira, entre Ministério da Agricultura, Mato Grosso do Sul e Paraná.

A solicitação de inclusão de duas novas entidades no Conesa (Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Paraná, e da Federação dos Engenheiros Agrônomos do Estado) foi aprovada pelos participantes. O Conesa também aprovou a criação de duas sub-câmaras técnicas na área vegetal, proposta pelo CREA/PR, para tratar do uso do solo e da água e do tratamento de resíduos de agrotóxicos na agricultura; e uma sub-câmara técnica na área animal para tratar dos resíduos de drogas veterinárias em produtos de origem animal, sugerida pela Mapa. Também foi apresentada, para avaliação do Conesa, proposta de inclusão da disciplina de educação sanitária animal e vegetal no currículo dos 17 colégios agrícolas do Paraná.

Na avaliação do vice-presidente do CRMV-PR, Nestor Werner, que representou a Autarquia na ocasião, “a reunião foi bastante positiva para delinear as estratégias sugeridas ao governo estadual no intuito de otimizar a sanidade animal no Paraná”.

O Conesa foi criado por Decreto, em 7 de agosto de 1997. Tem por objetivos, discutir e propor normas de Defesa Agropecuária no Paraná; propor o planejamento estratégico da Defesa Agropecuária e de ações que envolvam a melhor qualidade, produtividade, competitividade e rentabilidade da produção. É de competência ainda do Conesa, analisar e opinar sobre o plano anual de trabalho e seu orçamento; coordenar, supervisionar, avaliar e integrar as ações dos Conselhos Intermunicipais; além de discutir e propor ações, solicitar pesquisas e estudos sobre sanidade, qualidade e aspectos econômicos e sociais da produção agropecuária do Paraná.

Fonte: Agência Estadual de Notícias e Assessoria de Comunicação