3. Eventos
Eventos

Entidades propõem cartilha para padronização dos Serviços de Inspeção Municipal no Paraná

Publicado em: 24/05/2019 16:20 | Fonte/Agência: CRMV-PR | Categoria: Eventos

O “Encontro de Representantes do Serviço de Inspeção Municipal (SIM/POA-PR)”, realizado em conjunto entre o Sindivet-PR e o CRMV-PR nesta quinta e sexta-feira (23 e 24), em Curitiba , teve por objetivo propor uma padronização dos serviços de inspeção dos municípios paranaenses, adequando a realidade de cada um; além de propor um modelo ideal de cartilha e de capacitação profissional.

O presidente do Sindivet-PR, Cesar Amin Pasqualin, avalia que, por conta das desigualdades de avanços de cada região , é necessário realizar um programa de capacitação destinado aos técnicos e produtores empreendedores. Estes últimos, para Pasqualin, “são os que mais sofrem, por terem menos acesso à informação tecnológica”.

A presidente da Comissão de Tecnologia e Inspeção de Produtos do CRMV-PR, Ana Lúcia Menon, comenta também sobre as discrepâncias entre os municípios, com base no trabalho de fiscalização que realiza em 13 cidades. Ela considera importante esse workshop como uma forma de propor um rumo à administração pública municipal.

O primeiro dia de evento contou com sete apresentações de médicos veterinários que atuam nas prefeituras de Curitiba, Maringá, Paranavaí, Francisco Beltrão, Guarapuava, Ponta Grossa e Cascavel. Cada representante teve a oportunidade de relatar suas experiências diárias nos serviços de inspeção de produtos de origem animal. No segundo dia, os representantes se reuniram novamente para discutir sugestões e propostas para a criação de uma cartilha voltada aos médicos veterinários dos SIMs, com o intuito de orientar os gestores públicos sobre a importância das atividades destes profissionais para a segurança alimentar da população.

Já o presidente do CRMV-PR, Rodrigo Távora Mira, aproveitou a oportunidade para relembrar o papel do Conselho em fiscalizar o trabalho dos médicos veterinários em prol da sociedade, valorizando os bons profissionais.

O evento contou ainda com a participação de Cleverson Freitas, superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Paraná (Mapa); Mariza Koloda Henning, da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR); Mariana Solari, da Federação de Agricultura do Estado do Paraná (FAEP); João Carlos Rocha Almeida, chefe regional da Secretaria de Abastecimento de Curitiba; Elisa Maria Jussen Borges, coordenadora do grupo de trabalho de Inspeção Municipal da Região Metropolitana do Paraná; Francine Frederico, da Associação de Municípios do Paraná; Cesar Reinaldo Rissetti, do Sebrae-PR; e Luiz Antônio Correa Lucchesi, coordenador do curso de Agronomia da Federal do Paraná e Presidente da Associação de Engenheiros Agrônomos do Paraná.

Fotos: Renato Schneck | Sindivet-PR.