Médicos veterinários se mobilizam para auxiliar no resgate em Brumadinho

Publicado em: 26/01/2019 13:40 | Fonte/Agência: CRMV-PR com informações do CFMV | Categoria: Geral

O Sistema dos Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária (CFMV/CRMVs), através do CRMV-MG, está mobilizado com força-tarefa de médicos veterinários experientes em situações de desastres ambientais para auxiliar no resgate em Brumadinho. Os profissionais estão preparados para atender aos animais vitimados.

Perícia criminal

O presidente da Comissão de Medicina Veterinária Legal do CFMV e integrante da comissão do CRMV-PR, Sérvio Reis, é perito criminal oficial e foi convocado pela Polícia Federal para compor a equipe deslocada até Brumadinho na manhã deste sábado (26) com o objetivo de promover as perícias e demais diligências necessárias para apuração do caso.

O médico veterinário Raimundo Tostes, que preside a Comissão de Medicina Veterinária Legal do CRMV-PR, explica a importância do trabalho dos peritos em situações como essa:

“Nós estamos acompanhando com atenção esse desastre em Brumadinho. A atuação dos peritos é fundamental neste momento para a colheita de amostras e evidências e na caracterização de danos. Em um segundo momento a perícia tentará determinar, de maneira técnica e transparente, o impacto disso a curto, médio e longo prazo para a fauna e flora.”