1. Home
  2. Notícias
  3. Sanidade Animal
Sanidade Animal

MAPA confirma caso de Febre do Nilo Ocidental em equídeo no Espírito Santo


Publicado em: 14/06/2018 10:40 | Categoria: Sanidade Animal

 


O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) confirmou nesta sexta-feira (08) um foco de Febre do Nilo Ocidental em um equídeo na cidade de São Mateus, no Espírito Santo. A FNO é uma zoonose de notificação compulsória imediata; o último caso registrado no Brasil havia sido em 2014, em humano, no Piauí.

A investigação deste caso recente teve início em 25 de abril, após o animal apresentar incoordenação motora com progressão para decúbito lateral, baixa sensibilidade à dor nos membros posteriores e movimentos descoordenados de cabeça e pescoço. O equídeo foi eutanasiado e necropsiado para a investigação, apresentando resultado negativo para raiva e positivo para Febre do Nilo.

A FNO é uma doença viral transmitida pela picada de mosquitos que acomete animais e humanos, tendo as aves silvestres como reservatório.

“É importante que os profissionais se mantenham vigilantes e atentos a sintomas neurológicos nos animais. Em caso de suspeita deve-se notificar imediatamente a Adapar, que é responsável pelo controle e prevenção da doença nos equídeos no Paraná”, alerta Pauline Sperka, coordenadora do Programa de Vigilância e Prevenção de Doenças dos Equídeos.

Para fazer a notificação, entre em contato com uma das 135 Unidades Locais de Sanidade Agropecuária distribuídas pelo Estado. Mais informações: www.adapar.pr.gov.br

Confira abaixo o Boletim de Notificação emitido pelo MAPA e a Nota Técnica da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo.


Voltar
Top