1. Home
  2. Notícias
  3. Geral
Geral

CRMV-PR tem a primeira Comissão de Saúde Única do Brasil


Publicado em: 11/04/2018 15:28 | Categoria: Geral | Autor: Thainá Laureano

 


 O CRMV-PR criou, através da Portaria nº 19/2018, a primeira Comissão de Saúde Única do Brasil. A iniciativa vem ao encontro do fortalecimento da medicina veterinária como área fundamental para a manutenção da saúde humana, animal e ambiental.

Presidida pela médica veterinária Cláudia Turra Pimpão, a comissão tem como desafio conscientizar a todos sobre a importância da saúde única e destacar o médico veterinário como profissional interdisciplinar.

“Nós, médicos veterinários, temos obrigação de realizar essa articulação buscando a conexão destas três áreas, pois em nossa formação recebemos informações tanto na área de saúde animal, quanto na saúde pública e na saúde ambiental”, afirma Pimpão.

A profissional destaca que a cooperação entre as medicinas veterinária e humana, elaborando em conjunto pesquisas no campo da epidemiologia e trabalhando em novas ferramentas para o diagnóstico e vigilância, é essencial para o combate às zoonoses, que representam atualmente 60% das doenças humanas e 75% das doenças infecciosas emergentes.

“A saúde única reconhece a interconectividade entre a saúde humana, saúde animal e a do ambiente, com o objetivo de melhoria da qualidade de vida da comunidade, beneficiando a todos, humanos, não-humanos e meio ambiente”, destaca.

Para compor a comissão, além dos médicos veterinários Weslem Suhett, Walfrido Svoboda, Mariana Filippi Ricciardi e Vivien Morikawa, foi convidado como membro “ad hoc” o professor Javier Burchard. Javier é canadense, atualmente professor da PUCPR, e possui mais de 30 anos de experiência em saúde animal, investigação veterinária, regulamentações veterinárias, segurança alimentar e saúde pública.

A Comissão Estadual de Saúde Única é composta por:

Presidente

Médica Veterinária Cláudia Turra Pimpão (CRMV-PR nº 3105)

Membros

Médico Veterinário Weslem Garcia Suhett (CRMV-PR nº 10634)
Médico Veterinário Walfrido Kühl Svoboda (CRMV-PR nº 3914)
Médica Veterinária Mariana Filippi Ricciardi (CRMV-PR nº 6950)
Médica Veterinária Vivien Midori Morikawa (CRMV-PR nº 6183)

Membro "ad hoc"

Médico Veterinário Javier Burchard


Voltar
Top