1. Home
  2. Notícias
  3. Geral
Geral

Paraná fará revisão da Lista Vermelha de Aves Ameaçadas de Extinção


Publicado em: 11/04/2018 09:54 | Categoria: Geral | Autor: Thainá Laureano

 


Uma parceria firmada entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e o Parque das Aves será o ponto de partida para a revisão da Lista Vermelha de Aves Ameaçadas de Extinção no Estado do Paraná; a última revisão foi realizada há 14 anos, em 2004.

A metodologia do projeto foi apresentada na manhã desta terça-feira (10), em Curitiba, com a presença de integrantes da comunidade de ornitólogos do Paraná e instituições ligadas às causas animais e ambientais. O CRMV-PR esteve representado pelo zootecnista Carlos Frederico Grubhofer, que além de tesoureiro da Autarquia é chefe de nutrição do zoológico de Curitiba.

O projeto
O convênio, assinado em janeiro deste ano, tem duração de 15 meses. Nesse prazo deverão ser realizadas as três etapas do projeto: consulta popular; avaliação dos dados pela comunidade científica; e elaboração e publicação da lista atualizada. Todo o processo será executado por uma empresa de consultoria ambiental com experiência na área.

“Essa revisão fará uma enorme diferença para a proteção do meio-ambiente e das aves, com um banco de dados atualizado com informações regionais”, destacou a médica veterinária Paloma Bosso, diretora técnica do Parque das Aves.

A ideia é que a lista sirva como base para a criação de políticas públicas. “Para o Estado é excelente, pois teremos à disposição material científico sobre espécies ameaçadas, que servirá de base para criação de políticas públicas voltadas à proteção, possibilitando a implementação de programas e ações voltadas para educação ambiental, com o objetivo de sensibilizar a sociedade no sentido de conservar espécies tão importantes para a fauna de nosso Estado”, afirmou a coordenadora de Biodiversidade e Florestas da Secretaria do Meio Ambiente, Sueli Naomi Ota.

A lista vermelha no Paraná
O Paraná foi o primeiro estado brasileiro com uma lei voltada para a proteção da fauna e da flora (Lei nº 11.967 de 17 de fevereiro de 1995), que resultou na criação da “Lista Vermelha de Animais Ameaçados de Extinção no Estado do Paraná”, com 117 espécies de aves listadas. Na revisão de 2004, o número de espécies de aves em risco de extinção aumentou para 169.


Voltar
Top