1. Home
  2. Notícias
  3. Geral
Geral

Novas diretrizes para Prevenção, Controle e Erradicação do Mormo


Publicado em: 29/01/2018 15:02 | Categoria: Geral | Autor: Thainá Laureano

 


O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) aprovou a Instrução Normativa nº 6, que define as novas Diretrizes Gerais para Prevenção, Controle e Erradicação do Mormo em Território Nacional; as medidas integram o Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos (PNSE).

As mudanças afetam diretamente os médicos veterinários responsáveis técnicos, que deverão ser aprovados em capacitação específica sobre PNSE a ser ministrada pelo Serviço Veterinário Oficial – no caso do Paraná, a Adapar será responsável pela habilitação.

Entre as responsabilidades do médico veterinário habilitado estão: a identificação do animal e a colheita da amostra do sangue para testes com finalidade de trânsito dos equídeos; o envio da amostra de soro ao laboratório credenciado; e a prestação de informações e atendimento às convocações do Mapa e dos Órgãos Executores de Sanidade Agropecuária (OESA).

Já ao SVO caberá a investigação clínica e epidemiológica de casos suspeitos e a definição das unidades epidemiológicas a serem submetidas a medidas sanitárias. A eutanásia, bem como a supervisão da descontaminação do ambiente, também são incumbências do Serviço Veterinário Oficial.

Confira a IN nº 6 na íntegra: https://goo.gl/qzyrC1

 


Voltar
Top