1. Home
  2. Notícias
  3. Geral
Geral

Lideranças discutem criação de Fórum das Entidades de Veterinária do Paraná


Publicado em: 23/11/2017 11:28 | Categoria: Geral | Autor: Thainá Laureano

 


Lideranças da medicina veterinária paranaense estiveram reunidas na manhã desta quarta-feira (23), em Curitiba, para discutir a criação do Fórum das Entidades de Medicina Veterinária do Paraná com o objetivo de somar esforços para a atuação conjunta em temas relacionados à profissão no Estado.

O encontro teve início com a apresentação do professor Wilmar Sachetin Marçal, da UEL, que fez a contextualização do médico veterinário no atual mercado de trabalho. Marçal abordou a necessidade de avaliar a vocação dos discentes para que escolham a área da medicina veterinária à qual podem se adaptar melhor, além de reforçar que os educadores devem estimular estágios com rotatividade para que o aluno conheça as diversas áreas de atuação.

“Este é um tema que me fascina como educador. As diretrizes curriculares nacionais dizem que devemos formar cidadãos com perfil humanista, de visão holística, crítica e reflexiva. Hoje 80% dos estágios são técnicos e este não é o objetivo, eles devem ser voltados à cultura, esporte, voluntariado. Isso fortalece inclusive a saúde única”, apontou Rodrigo Távora Mira, presidente do CRMV-PR.

Logo após, a vice-presidente do Sindivet-PR, Roberta Züge, fez uma análise dos resultados da pesquisa “Perfil, opinião, satisfação e expectativas dos médicos veterinários com a profissão”, realizada pelo sindicato em 2016. O estudo mostra a inclinação dos novos profissionais para a área clínica de pequenos animais, embora existam na profissão oportunidades de emprego em saúde pública, agronegócio e outras áreas.

De acordo com Cezar Amin Pasqualin, presidente do Sindivet-PR, “nosso propósito é de aproximar as entidades na busca de denominadores comuns, independentemente de ser liderança individual ou representante de entidade. É um momento para estarmos unidos”.

Novas reuniões serão realizadas nos próximos meses para a oficialização do fórum. Além do presidente Rodrigo Távora Mira, estiveram representando o CRMV-PR a vice-presidente, Nilva Mascarenhas, o secretário-geral, Leonardo Nápoli, e conselheiros. Participaram ainda representantes da Acapameve, Sociedade Paranaense de Medicina Veterinária, Adapar, prefeituras municipais, universidades públicas e privadas, Associação Brasileira dos Hospitais Veterinários, Anclivepa-PR e da Associação Paranaense de Controladores de Pragas e Vetores (APRAV).


Voltar
Top