1. Home
  2. Notícias
  3. Geral
Geral

Profissionais e educadores discutem estratégias para o futuro da Zootecnia


Publicado em: 17/11/2017 15:29 | Categoria: Geral | Autor: Thainá Laureano

 


O CRMV-PR reuniu nesta quinta e sexta-feira (16 e 17), na Sociedade Rural de Maringá, profissionais, educadores e acadêmicos para discutir e planejar estratégias para o futuro da Zootecnia durante o seminário “Planejando a Zootecnia para novos desafios e inovações”.

"É uma alegria imensa estar aqui. Esse evento foi idealizado pela CEEZ com o objetivo de fazer algo diferente, dando a devida atenção ao ensino”, explicou o professor Ulysses Ceccato, organizador do seminário como presidente da Comissão Estadual de Ensino da Zootecnia na última gestão.

Há anos se dedicando à vida acadêmica, o presidente Rodrigo Távora Mira fez questão de participar do seminário e compartilhar sua experiência. “O mundo mudou bastante em uma velocidade incrível. Nós educadores temos um desafio tremendo de ser mais interessantes que o telefone. O conteúdo está disponível a qualquer momento, mas em sala de aula construímos este conhecimento juntos”, destacou, ressaltando os desafios de se discutir metodologias ativas de aprendizagem, ensino por competências, entre outras estratégias que venham a agregar na formação de novos profissionais.

Foram nove palestras abordando desde acessibilidade até mercado de trabalho, planejamento de projetos agropecuários e marketing. Parceira na realização, a Universidade Estadual de Maringá contou com a participação de seus alunos e professores, além do vice-reitor e também zootecnista Julio César Damasceno, que afirmou a necessidade de abrir os horizontes da profissão para melhor adequação ao mercado de trabalho. “Temos que partir de uma constatação que somos cada vez mais profissionais globais, não se pode mais assumir que formaremos profissionais para atuar regionalmente. Em função disso, a formação não pode mais acontecer dentro dos portões fechados da Universidade, o setor produtivo deve fazer parte desse processo de forma ativa”, afirmou.

Para o tesoureiro Carlos Frederico Grubhofer, eventos como este são fundamentais para que os profissionais estejam preparados para as mudanças que o mundo exige. “A sociedade está mudando seus costumes, então precisamos planejar o nosso futuro para definirmos o que faremos e como faremos, para que nós zootecnistas continuemos comprometidos com essa caminhada importante para o agronegócio brasileiro".

Premiação e nomeação de delegados regionais

O evento foi também a reafirmação da participação ativa dos zootecnistas na gestão do CRMV-PR. Durante a cerimônia, foi entregue o Prêmio Destaque Zootecnista 2017 a seis profissionais eleitos por indicação de colegas por se destacarem nas suas áreas de atuação. Foram nomeados ainda delegados regionais zootecnistas para os municípios de Jacarezinho, Ponta Grossa, Marechal Cândido Rondon, Maringá e Cascavel.


Voltar
Top