Zootecnista - o Profissional e Gestor da Produção Animal

Publicado em: 13/05/2017 09:53 | Categoria: Geral | Autor: Thainá Laureano

PESQUISA  DE  PERFIL  PROFISSIONAL

O zootecnista é um profissional essencial para a gestão e produção animal, atuando na criação, manejo e melhoria genética dos rebanhos brasileiros. É o profissional responsável por aumentar a produtividade sem esquecer do bem-estar animal e da sustentabilidade. É o profissional ao qual devemos agradecer pela carne de qualidade, os ovos nutritivos, o leite saudável e até mesmo pela lã que nos aquece. Por isso o parabenizamos neste e nos outros dias.

Mas, neste 13 de maio em especial, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná quer mais do que somente agradecer; o CRMV-PR quer saber quem é e o que faz o zootecnista paranaense. Hoje, Dia do Zootecnista, o Conselho lança uma pesquisa de perfil profissional para saber como estão os diversos aspectos relacionados à zootecnia, desde o ensino até o mercado de trabalho.

Liderado pela Comissão de Ensino da Zootecnia, o trabalho tem como objetivo elaborar um diagnóstico da situação profissional dos zootecnistas paranaenses e, assim, desenvolver ações mais pontuais voltadas aos profissionais do Estado.

Para isso contamos com a sua participação, respondendo um questionário de 40 perguntas com duração de aproximadamente 10 minutos. As respostas serão mantidas em sigilo.

Link para a Pesquisa de Perfil Profissional dos Zootecnistas Paranaenses:

PRÊMIO DESTAQUE ZOOTECNISTA

Ainda em comemoração a esta data especial, o CRMV-PR abre as inscrições para o Prêmio Destaque Zootecnista. A premiação tem como objetivo reconhecer profissionais que se destacaram durante sua carreira profissional e contribuíram para o engrandecimento da zootecnia a serviço da sociedade.

O prêmio será entregue entre novembro e dezembro deste ano, e os profissionais homenageados poderão ser indicados por instituições públicas e privadas, comissões ou profissionais de zootecnia. O processo de seleção será feito pela Comissão Estadual de Educação em Zootecnia (CEEZ) e os nomes finais aprovados em reunião plenária.

Link para o formulário de indicação para o Prêmio Destaque Zootecnista:

As categorias do prêmio são:

• Destaque Empresarial;
  • Destaque Empreendedor;
  • Destaque Educação;
  • Destaque Extensionista;
  • Destaque Pesquisador;
  • Destaque Comercial.

SEMINÁRIO COM COORDENADORES

Nos dias 29 e 30 de junho a Comissão Estadual de Educação em Zootecnia realizará, em Ponta Grossa, o Seminário com Coordenadores dos cursos de Zootecnia do Paraná. Poderão participar do evento coordenadores, docentes, chefes de departamento e diretores dos cursos.

A expectativa da CEEZ é que, em esforço conjunto, possa-se conhecer a grade curricular das diferentes instituições e ensino superior do Estado e desta forma entender de maneira mais ampla como está a formação dos egressos de zootecnia no Paraná. Este é um grande passo para a melhoria da qualidade de ensino e, consequentemente, do aperfeiçoamento da formação profissional.