CFMV regulamenta RT em estabelecimentos que mantêm animais de pesquisa ou ensino

Publicado em: 30/10/2017 14:24 | Categoria: Geral | Autor: Thainá Laureano

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) publicou na última semana a Resolução nº 1178, que regulamenta a atividade de responsabilidade técnica em estabelecimentos que mantêm animais para fins de pesquisa ou ensino. A resolução entrará em vigor em 27 de abril de 2018.

O documento reafirma a atividade como sendo privativa do médico veterinário e detalha as obrigações do profissional, que deverá possuir conhecimento e treinamento específico na área de ciências de animais de laboratório, em procedimentos clínicos de rotina, experimentais, de emergência, patologia, Medicina Veterinária com destaque para biossegurança, saúde pública, zoonoses e para o bem-estar animal.

De acordo com o presidente da Comissão Nacional de Especialidades Emergentes do CFMV, Carlos Alberto Muller, a Resolução vai auxiliar os CRMV’s a fiscalizar os biotérios e resguardar o bem-estar animal. "A Resolução fortalece o trabalho dos médicos veterinários como responsáveis técnicos nesses locais e diz que o médico veterinário precisa ter conhecimento e treinamento nessa área", complementa Muller.

Fonte: CRMV-PR com informações do CFMV.