Secretaria da Agricultura e Adapar lançam projeto de coleta seletiva solidária

Publicado em: 09/10/2017 13:47 | Categoria: Geral | Autor: Thainá Laureano

A Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab) e a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) lançaram na manhã desta segunda-feira (09) o projeto “Coleta Seletiva Solidária”, de gestão de resíduos sólidos. A assinatura do convênio que garante a entrega do material coletado a cooperativas de reciclagem da capital paranaense contou com a presença dos colaboradores das instituições e representantes de outros órgãos; a delegada regional do CRMV-PR em Curitiba, Pauline Sperka, representou a Autarquia neste evento.

O projeto faz parte das ações de adequação ao decreto 4167, implantado por recomendação do Ministério Público do Trabalho e do Meio Ambiente a todos os órgãos públicos, promovendo o uso sustentável dos ambientes de trabalho. “Esse trabalho é pioneiro e vai muito além do que foi proposto”, elogiou Vinicio Costa Bruni, coordenador de Resíduos Sólidos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

De acordo com o presidente da Adapar, Inácio Afonso Kroetz, a iniciativa tem como objetivo sensibilizar os servidores quanto à importância da coleta seletiva de resíduos sólidos, uma vez que “a atividade fim da Adapar é a defesa agropecuária e o tema resíduos nas atividades como fiscalização do uso do solo agrícola, saúde animal, inspeção de produtos de origem animal e destinação de resíduos da produção animal já fazem parte da nossa rotina. Junto da coleta seletiva isso representa a verdadeira cruzada ambiental incorporada ao dia a dia da nossa instituição”.

O secretário estadual da agricultura, Norberto Ortigara, destacou também a importância de pequenas ações para a garantia de um futuro mais sustentável. “É muito irracional não reciclar. A nossa economia tem bens finitos, que vão acabar um dia. E se a gente não se reinventar, não haverá vida. Essa ação parece algo simbólico, pequeno, mas é importante para formar uma nova mentalidade, conceitos, para que possamos contribuir para uma vida melhor para o planeta. Temos muito a fazer ainda”, afirmou.

Além da coleta seletiva, o projeto prevê o fim do uso de copos plásticos para café ou líquidos quentes, que serão substituídos por canecas individuais, e o uso racional da iluminação nas salas e computadores.

Após a assinatura do convênio, os presentes acompanharam a palestra “A importância e os impactos da coleta seletiva solidária na administração pública”, ministrada pelo engenheiro agrônomo e fundador da Associação Brasileira de Biogás e Biometano (Abiogás), Cícero Bley Junior.

O CRMV-PR e a sustentabilidade

Preocupado com o futuro do planeja, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná realiza diariamente ações socioambientais com seus colaboradores e parceiros. Além da separação do lixo, a Autarquia promove há dois anos o descarte correto de resíduos tóxicos como pilhas, lâmpadas e baterias.

No mesmo sentido, aderiu em julho de 2016 à campanha “Adote uma Caneca”, distribuindo canecas de porcelana a todos os colaboradores e reduzindo em 58% a utilização de copos plásticos. Com a implementação do Sistema Eletrônico de Informações em maio deste ano, o Conselho reduziu também em 30% a utilização de papel sulfite e cartuchos de impressora.

O próximo passo será a implementação de uma composteira, atualmente em fase de testes. A expectativa é que a ideia seja colocada em prática no primeiro semestre de 2018 para a produção de adubo para o jardim da Sede, em Curitiba.