Paraná aprova resolução inédita no Brasil para regulamentar coleções biológicas

Publicado em: 25/09/2017 16:00 | Categoria: Geral | Autor: Thainá Laureano

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná participou na tarde desta segunda-feira (25), em Curitiba, da assinatura da primeira resolução no Brasil que regulamenta coleções biológicas científicas. A Resolução CEMA nº 101/2017, desenvolvida em parceria por diversas entidades ligadas ao Conselho Estadual do Meio Ambiente (CEMA), foi assinada pelo secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Antônio Carlos Bonetti, e entra em vigor na data de sua publicação.

“Ninguém fez algo igual no Brasil e isso merece ser destacado. Foi construído um processo desde o início através de um debate muito rico”, afirmou Bonetti, que recebeu representantes do CRMV-PR, da Secretaria de Estado da Agricultura e da UFPR em seu gabinete para a cerimônia.

O médico veterinário e professor Carlos Belz, que representa o CRMV-PR no CEMA há 10 anos, demonstra seu orgulho no trabalho desenvolvido em prol da sociedade. “Este é um problema de toda a sociedade e agora damos o primeiro passo em direção à solução. É um passo fundamental para quem sabe transformarmos isso em lei”, disse, reafirmando a importância de o Paraná servir como modelo para os demais estados brasileiros.

“É uma iniciativa inovadora. As coleções biológicas representam momentos distintos da história do Paraná, são parte dos poucos registros que temos”, destacou o biólogo Fernando Antônio Sedor, do Museu de Ciências Naturais da UFPR.

Resolução CEMA nº 101/2017

A resolução é resultado de um ano de pesquisa e discussões do Grupo de Trabalho e da Câmara Temática de Economia e Meio Ambiente do CEMA, composta por 13 pesquisadores de nove instituições ligadas à área.

O documento tem o objetivo de resguardar e proteger as coleções do Paraná, bem como de atribuir responsabilidades às instituições mantenedoras no sentido de garantir a definição de um curador para cada coleção e a destinação de recursos para sua manutenção.

Além disso será instituído um Comitê Gestor das Coleções Biológicas Científicas do Estado do Paraná, composto por representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA), do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (SETI), da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (SEAB) e das instituições mantenedoras.