1. Home
  2. Notícias
  3. Geral
Geral

CRMV-PR conhece projeto e estrutura do Regimento de Polícia Montada


Publicado em: 18/09/2017 11:03 | Categoria: Geral | Autor: Thainá Laureano

 


O presidente Rodrigo Távora Mira foi recebido na manhã desta segunda-feira (18) pelo Major Elias Ariel de Souza e o Capitão Marcio Stange da Cruz para um café da manhã no Regimento de Polícia Montada “Coronel Dulcídio” – RPMon, onde conheceu os projetos e a estrutura da cavalaria. O professor e coordenador do curso de Medicina Veterinária da UTP, Welington Hartmann, também participou da reunião.

O Regimento conta atualmente com 112 animais para atender Curitiba e região metropolitana, aguardando a chegada no próximo mês de outros 50, adquiridos em processo de licitação. Além de atuar na segurança pública, a Polícia Montada desenvolve o projeto de Equoterapia, no qual atende gratuitamente 107 famílias paranaenses, oferecendo tratamento de reabilitação a cidadãos com necessidades especiais.

O projeto conta com três etapas, dependendo do desenvolvimento do paciente: equoterapia, equitação terapêutica e, por fim, o paradesporto para aqueles que estão em fase avançada no tratamento. Graças ao sucesso da equoterapia para estes pacientes, a fila de espera para entrar no programa é grande, aproximadamente 400 famílias esperam sua oportunidade.

Pensando nisso, o RPMon está em fase de finalização de um convênio com duas universidades paranaenses para ampliar o atendimento. A expectativa é que no próximo ano a capacidade de atendimento seja triplicada, contando ainda com profissionais de outras áreas para oferecer um suporte mais completo às famílias.

“É um convênio importante para trazer psicólogos, educadores físicos, pedagogos e assim atender a família de maneira completa, multidisciplinarmente”, afirma o Major Elias. A UTP, uma das universidades participantes, faz também o atendimento cirúrgico dos animais do Regimento e dará suporte em outras áreas, como na agronomia, auxiliando no projeto de plantação no haras do RPMon para a alimentação complementar dos cavalos.

O melhoramento genético é outra área que a Polícia Montada espera desenvolver com o auxílio das instituições de ensino, reproduzindo animais com o perfil, tamanho, comportamento e porte necessários às atividades da corporação.

“O trabalho do Regimento de Polícia Montada ‘Coronel Dulcídio’ é fantástico para os estudantes de medicina veterinária e para a sociedade paranaense. Abrange o conceito de saúde única, se preocupando com a saúde da população, dos animais e do meio ambiente. É um prazer enorme ser recebido aqui e poder conhecer essa iniciativa”, destacou Mira, que colocou o CRMV-PR à disposição do Regimento para futuras parcerias.


Voltar
Top