1. Home
  2. Notícias
  3. Geral
Geral

#SouVet - Orgulho em ser médico veterinário


Publicado em: 09/09/2017 08:15 | Categoria: Geral | Autor: Thainá Laureano

 


Produção de alimentos, pesquisa, conservação ambiental. São inúmeras as áreas da atuação da Medicina Veterinária que vão além da clínica, e que afetam de maneira direta a saúde e o bem-estar da população. Em 9 de setembro, quando se comemora o Dia do Médico Veterinário, o Sistema CFMV/CRMVs parabeniza mais de 116 mil profissionais em atividade no país, e conta a história de médicos veterinários brasileiros que têm orgulho em seguir essa nobre vocação.

Desde que se formou em Medicina Veterinária, há oito anos, Luis Rodrigo Ferraz de Almeida já trabalhou em diversas áreas. No seu currículo constam atuações com gado de leite, reprodução, clínica, nutrição, vendas e diversas outras atividades relacionadas à produção animal. “O médico veterinário vai para a faculdade e vê um mundo tão grande, uma área de abrangência tão grande, e quando você sai, quer abraçar o mundo”, lembra o médico veterinário.

Hoje, trabalhando com assistência técnica e assessoria agropecuária, ele tem a oportunidade de colocar em prática toda a sua experiência. Ele presta serviços para propriedades rurais em diversas cidades brasileiras – uma rotina agitada, que exige dedicação e talento. “Uma hora estou trabalhando na parte de extensão, no manejo de pastagens, no manejo de rebanho. Outra hora eu estou aqui apalpando vaca, inseminando, mexendo com grão, atendendo um caso com cavalo ou com um boi. Na outra hora, estou fazendo uma cirurgia”, enumera o médico veterinário.

A carreira diversificada de Luis é um exemplo de como é amplo o mercado de trabalho da Medicina Veterinária. Isso ocorre porque o médico veterinário é o único profissional capacitado para atuar nas três áreas de saúde: animal, humana e ambiental, a tríade que forma a Saúde Única. Quando está presente nas propriedades rurais brasileiras, o médico veterinário zela pela saúde e pelo bem-estar dos animais, desde a inseminação, ao longo de todo o processo de produção de alimentos como leite e ovos, até o momento do abate.

Esse trabalho reflete diretamente na qualidade dos alimentos que chegam à mesa do consumidor, influenciando também na saúde humana. “A Medicina Veterinária é essa beleza toda. Essa preocupação com o meio-ambiente, com os animais e com os seres humanos”, emociona-se Luis Rodrigo. Este é um dos princípios que guiam no novo Código de Ética do Médico Veterinário, que entra em vigor neste dia 9 de setembro.

“É o médico veterinário o responsável pela produção de produtos de origem animal e também dos seus subprodutos fazendo com que haja quantidade e qualidade, e que isso possa chegar à mesa do consumidor com a inocuidade necessária para não transmitir doenças”, descreve Benedito Fortes de Arruda, presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). “Nós, médicos veterinários, trabalhamos na vigilância sanitária, na defesa sanitária animal, nos laboratórios de pesquisas, dentro das instituições de ensino, na saúde pública veterinária e no meio-ambiente. Em todos esses aspectos existe o papel fundamental do médico veterinário”, lista Arruda.

Saúde Única

Graças ao trabalho do médico veterinário, a população está protegida de zoonoses, que são as doenças transmitidas entre animais e seres humanos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), dois terços das doenças infecciosas humanas têm origem em animais, como é o caso da raiva, da leishmaniose e da dengue. Ao longo das três últimas décadas, estima-se que 75% das novas doenças emergentes em humanos sejam zoonoses.

A atuação do médico veterinário em defesa da saúde e do bem-estar humanos está presente, por exemplo, nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), equipes multidisciplinares criadas com o objetivo de ampliar a abrangência e o escopo das ações da atenção básica. São 114 médicos veterinários em 19 estados brasileiros, atuando em ações clínicas, no desenvolvimento de projetos e em intervenções junto a famílias e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

“O médico veterinário está presente em dezenas de áreas de atuação para que possa certificar e assegurar que o ser humano tenha tranquilidade de poder consumir um produto, de poder ser imunizado, de poder ser medicado, ou no trabalho de conscientização do médico veterinário com o humano para evitar inclusive as transmissões de agentes patogênicos”, resume o médico veterinário Rodrigo Müller, que se dedica à experimentação animal para pesquisas científicas.

Müller chefia o Laboratório de Experimentação Animal de Bio-Manguinhos da Fundação Oswaldo Cruz, onde atua até hoje, no controle de qualidade e em pesquisas de desenvolvimento de vacinas contra doenças como a Febre Amarela, a Dengue e o Zika. “É muito gratificante, me sinto emocionado inclusive de ter participado do controle de qualidade das vacinas, para poder atender à Saúde Pública”, avalia. “É muita dedicação do médico veterinário para que a gente consiga fazer com que todo esse trabalho possa chegar a um posto de saúde, num bebê, numa pessoa idosa, a diversas populações, brasileiras e de outros países”, descreve.

Meio-ambiente


No terceiro pilar da Saúde Única está o meio-ambiente, que também é preservado por meio de ações que visam a prevenção contra a transmissão de doenças e a conservação do precioso equilíbrio dos biomas tão importantes para o futuro dos animais e da população.

No trabalho diário de reabilitação e de conservação ambiental, Paloma Lucin Bosso, médica veterinária e diretora do Parque das Aves, em Foz do Iguaçu (PR), tem a oportunidade de colocar em prática uma grande extensão do conhecimento que acumulou durante o estudo e a atuação na Medicina Veterinária, e de continuar seu aprimoramento profissional por meio da prática. “Não basta só gostar dos bichos, a gente tem de dedicar o nosso tempo, a nossa vida, a cuidar deles. Não é só curar os animais, mas oferecer um tipo de tratamento diário onde a gente possa, de maneira tanto preventiva quanto terapêutica, oferecer os melhores cuidados em quaisquer circunstâncias”, explica Bosso.

Paloma, que também é integrante da Comissão de Ética, Bioética e Bem-estar Animal (Cebea) do CFMV, é responsável por mais de 1,4 mil animais, a maior parte deles recuperados do tráfico e de situações de risco. O seu trabalho é fundamental para projetos dedicados a salvar espécies inteiras de extinção, além de colaborar para a conscientização do público sobre a importância do respeito aos animais e ao meio-ambiente.

“Se conseguirmos trabalhar de forma que o bem-estar seja único para seres humanos, para os animais e para o meio-ambiente, a gente terá atingido um grau com certeza muito melhor de convivência com a humanidade”, acredita a médica veterinária. “É uma profissão muito nobre, que requer uma responsabilidade muito grande.”

Campanha #SouVet

O orgulho profissional é o tema da campanha do Dia do Médico Veterinário promovida pelo CFMV neste ano. Com o conceito “Sou Vet”, a iniciativa reúne depoimentos reais de médicos veterinários que se dedicam a diferentes áreas de atuação, buscando valorizar a contribuição desses profissionais para o bem-estar e a saúde de animais e da sociedade. Acesse a página da campanha e conheça melhor as histórias que compõem esta iniciativa.

O Dia do Médico Veterinário será celebrado ao longo de todo o mês de setembro por meio de uma série de ações, que serão divulgadas em diversas mídias. O objetivo do CFMV é criar um sentimento de identificação com os médicos veterinários brasileiros, despertando nos profissionais o orgulho que eles sentem em atuar nessa nobre profissão.

O médico veterinário é o protagonista desta homenagem, portanto o CFMV convoca todos os profissionais a participarem dessa iniciativa! Os médicos veterinários que se sentirem inspirados pela campanha podem divulgar suas próprias histórias. Basta postar um depoimento por meio das mídias sociais usando a hashtag #SouVet.

Fonte: CFMV


Voltar
Top