1. Home
  2. Notícias
  3. Geral
Geral

Bióloga orienta sobre moluscos de interesse na saúde pública


Publicado em: 28/08/2017 14:40 | Categoria: Geral | Autor: Thainá Laureano

 


O evento Moluscos de Interesse na Saúde Pública, realizado pelo CRMV-PR e o Grupo de Malacologia do Paraná na última sexta-feira (25), contou com profissionais e estudantes de medicina veterinária, biologia e medicina humana. Os mais de 200 presentes acompanharam a palestra da Dra. Silvana Carvalho Thiengo, chefe do Laboratório de Malacologia da Fiocruz, que abordou pontos como identificação, risco e prevenção de zoonoses transmitidas por moluscos.

“O ideal é que se formem equipes multidisciplinares para o controle de moluscos vetores por causa das doenças que eles podem transmitir, das zoonoses emergentes e das mudanças climáticas. Precisamos estar alertas e preparados”, afirmou, ao destacar que as zoonoses transmitidas por moluscos são, muitas vezes, negligenciadas pelas prefeituras municipais.

Thiengo destacou ainda a importância de não alarmar a população. “Os moluscos têm um papel importante no ciclo, como qualquer espécie. Deve-se evitar o contato manual com alguns caramujos que se sabe que podem transmitir doenças e estar alerta, mas não é todo molusco que está infectado”, disse.

Após a palestra, foi realizada uma mesa-redonda da qual participaram a Dra. Silvana, Carlos Belz, do Grupo de Malacologia do Paraná, Thaila Corona, da Comissão de Saúde Pública, Rafael Haddad, da Comissão do Meio Ambiente, e Juliano Ribeiro, coordenador da UVZ de Curitiba.

No período da tarde a bióloga comandou uma oficina laboratorial para profissionais das Unidades de Vigilância de Zoonoses dos municípios de Curitiba e região, na qual orientou sobre identificação e diagnóstico.


Voltar
Top