1. Home
  2. Notícias
  3. Geral
Geral

Brucelose: antígenos, revisão do PNCEBT, animais asselvajados e grupos de risco


Publicado em: 19/05/2017 09:29 | Categoria: Geral | Autor: Thainá Laureano

 


O Sindicato Rural de Castro lotou nesta quinta-feira (18) com a presença de médicos veterinários e estudantes durante o evento “Brucelose: Diagnósticos e Zoonoses”, promovido pelo CRMV-PR. Solicitado e organizado pela Comissão de Saúde Pública, o encontro na principal bacia leiteira do Estado contou com quatro palestras que abordaram diversos aspectos da doença.

Ao falar sobre a produção de antígenos, a responsável técnica do Tecpar, Giselle Nocera, esclareceu quais exames são realizados para detectar a doença e como está a situação do instituto. Responsável pela produção de 90% dos insumos utilizados no país, o Tecpar foi obrigado a interromper as atividades em seu laboratório em setembro do ano passado após auditoria realizada pelo Mapa.

Sem recursos para as reformas necessárias, só foi possível envasar os lotes já produzidos e aprovados pelo Ministério. Agora a expectativa é que o instituto seja transferido para um novo local, até abril de 2018, e passe a produzir em escala ainda maior que anteriormente. Para resolver o problema da falta dos insumos, o Mapa autorizou por tempo indeterminado a importação do produto; a distribuição ficará, neste momento, a cargo das revendas agropecuárias registradas no Serviço Veterinário Oficial do Estado.

Outro tema de grande interesse foi a recente revisão do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose – PCEBT, abordada pela coordenadora do programa no Mapa, Bárbara Medeiros Rosa. As principais dúvidas esclarecidas foram quanto a classificação dos estados por prevalência das doenças e o uso das vacinas B19 e RB51 na prevenção à brucelose. “Esperamos que os estados tracem seus planos de ação já incorporando as novas medidas para assim fazermos vigilância e saneamento das doenças em todo o Brasil”, afirma.

Já Virgínia Santiago Silva, da Embrapa Suínos e Aves, abordou a brucelose suína como uma doença de risco ainda desconhecido no país. Com a grande população de javalis e javaporcos, e o contato destes com cães de caça e humanos, a chance de disseminação da zoonose se torna maior. “Estudos recentes na Austrália apontam cães que têm contato com javalis asselvajados infectados com brucella suis. A transmissão dos cães para o homem é que está em investigação”, explica a médica veterinária, destacando a importância de se atentar a essas possibilidades também no país.

Por fim, a bióloga Juliana Cequinel, da Secretaria de Estado da Saúde, orientou os profissionais quanto aos cuidados na manipulação de fluidos animais e na vacinação. “Os médicos veterinários e produtores configuram um grupo de risco grande. É preciso ter cuidado no manejo, manter a sorologia do animal em dia e utilizar equipamentos de proteção individual”, alerta. Cequinel falou ainda dos surtos recentes de brucelose em frigoríficos e laticínios e divulgou o “Protocolo de Manejo Clínico e Vigilância em Saúde para Brucelose Humana no Estado do Paraná”, material gratuito que pode ser encontrado no site da Sesa.

Link para download do protocolo: https://goo.gl/V4IxK8

Você também pode assistir às entrevistas em vídeo com as palestrantes em nosso canal no youtube: 
https://goo.gl/U8EPeb

 


Voltar
Top