1. Home
  2. Notícias
  3. Geral
Geral

Primeira etapa da vacinação contra febre aftosa vai de 1º a 31 de maio no Paraná


Publicado em: 02/05/2017 11:07 | Categoria: Geral | Autor: Thainá Laureano

 


A campanha nacional de vacinação contra a febre aftosa teve início nesta segunda-feira (1º) em 22 estados e no Distrito Federal. No Paraná, onde a vacinação é realizada em duas etapas, neste primeiro momento é obrigatória somente a imunização de bovinos e búfalos com até 24 meses de idade; a segunda etapa – para vacinação de animais de todas as idades – acontece em novembro.

A expectativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) é que sejam imunizados 198 milhões de animais – 90% do rebanho brasileiro. De acordo com o diretor do Departamento de Saúde Animal (DSA) do Ministério, Guilherme Marques, os criadores devem seguir o calendário de vacinação para que o Brasil cumpra as ações previstas no Programa de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA). “A retirada gradual da vacina vai começar somente a partir de 2019. Até lá, todo o cronograma segue inalterado”, afirma.

O prazo para a comprovação da vacinação junto ao serviço veterinário oficial do Estado é 31 de maio. A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) oferece as possibilidades de comprovação online (www.adapar.pr.gov.br) ou pessoalmente, em todas as Unidades de Sanidade Agropecuária do Paraná.


Voltar
Top