Guia de vigilância sanitária é pré-lançado em São Paulo

Publicado em: 09/02/2007 09:00 | Categoria: Geral

Com 112 páginas, a publicação aborda quatro grandes temas: alimentos, medicamentos, produtos e serviços de interesse à saúde. Decifra, por exemplo, as informações dos rótulos dos alimentos, além de explicar a diferença do número de registro de produtos como cosméticos e saneantes. O material traz, ainda, sugestões de exercícios de memorização e dinâmicas para reforçar a compreensão do conteúdo.

A elaboração do guia faz parte das ações previstas pelo convênio que as duas instituições assinaram em 2005. O livro será utilizado nas salas de aula por professores de 5ª a 8ª séries. Servirá também como material de apoio aos trabalhos desenvolvidos pela sociedade civil organizada.

Nesta primeira etapa, foram impressos 2700 exemplares. Parte da tiragem foi distribuída às entidades civis que participaram do encontro. Em uma segunda etapa, serão impressos mais exemplares, em quantidade suficiente para distribuição na pública de ensino do país.

Segundo a coordenadora-executiva do Idec, Marilena Lazzarini, a expectativa é de que o Guia Didático seja inserido nas políticas públicas do país e tenha vida longa, chegando às escolas. “A capacitação junto às entidades civis irá contribuir para a divulgação e o aperfeiçoamento desse material, para melhor uso nos estados”, afirmou.

Balanço

O assessor técnico da Anvisa, Edson Donagena, responsável pelo convênio, considerou que o objetivo principal do encontro foi cumprido, ao aproximar as entidades da vigilância sanitária. “Ficaram mais claras para os participantes as competências da agência reguladora e das esferas estaduais e municipais”, comentou.

Para a presidente do Conselho Diretor do Idec, Sílvia Vignola, e para a coordenadora do evento, Angela Lopes, a pressão exercida pela sociedade equilibra forças e contribui para o trabalho da vigilância sanitária. “Saímos daqui com a certeza de que esse trabalho integrado entre vigilância e as entidades civis vai produzir resultados. Vigilância bem feita é defesa do consumidor”, conclui Lopes.

Fonte: Anvisa