A clonagem bovina comercial na Embrapa

Publicado em: 22/01/2007 08:40 | Categoria: Geral

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, (Embrapa), também está participando da introdução da tecnologia da clonagem bovina no mercado brasileiro e, possivelmente, internacional. A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma de suas 41 unidades, obteve o primeiro clone bovino no Brasil, a bezerra da raça Simental Vitória, em março de 2001. Este clone, que está prestes a completar seis anos de vida sem apresentar nenhum sintoma de envelhecimento precoce, já foi mãe da bezerra Glória, nascida em 2004 e do bezerro Galante, nascido em 2006, ambos gerados por inseminação artificial. O nascimento dos filhos da Vitória responde a importantes questões sobre a fecundidade e habilidade materna do clone e abre ótimas perspectivas para a clonagem comercial.

O segundo clone produzido pela equipe do Laboratório de Reprodução Animal da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia foi a “Lenda da Embrapa”, gerada, em 2003, a partir de células de uma vaca holandesa que havia morrido antes da coleta das células que originaram o clone. “Lenda da Embrapa”, por inseminação artificial, gerou Fábula, que nasceu em setembro de 2005 e que, atualmente, com mais de um ano de idade, tem desenvolvimento normal, demonstrando o potencial reprodutivo e a habilidade materna da fêmea clonada.

Outro experimento de clonagem foi realizado a partir de uma vaca Junqueira, raça que foi muito importante no passado recente, mas que atualmente está em risco de extinção. Dois clones, as bezerras Porã e Potira, nasceram em abril de 2005, constituindo-se em uma real possibilidade de multiplicar o número de animais dessa raça no país. A partir desse experimento, pode-se antever que a clonagem poderá ser utilizada, no futuro para salvar bovinos ou outros mamíferos em risco de extinção.  Outras informações sobre os clones produzidos pela Embrapa podem ser obtidas no nº 11 do informativo Genebio, em http://www.cenargen.embrapa.br/Genebio/genebio11.pdf

No tocante à clonagem comercial, a Embrapa está avançando nas pesquisas para a produção de animais clonados por meio de uma parceria constituída com a empresa Brasif Participações e Administração, que mantém a Fazenda Mata Velha, em Uberaba (MG). Esta propriedade, uma das de maior importância no melhoramento e difusão de genética da raça Nelore no país, tem à frente o Dr. Jonas Barcellos, um dos grandes entusiastas da introdução de tecnologias e novas práticas no setor pecuário. Em maio de 2006, a Brasif e a Embrapa assinaram contrato para melhoramento e validação das técnicas de clonagem e para prestação de serviços de produção de clones para os criadores interessados.

Os primeiros experimentos advindos dessa parceria estão sendo realizados no Campo Experiemtal Sucupira da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, em Brasília (DF). São experimentos que visam melhorar as técnicas de clonagem, de modo a aumentar a produção de clones por manipulação realizada e o índice de prenhez a partir dos embriões clonados implantados nas receptoras.

Na Fazenda Mata Velha está em construção um laboratório específico para a produção in vitro de embriões (PIVE) e de clones bovinos e, de acordo com a programação estabelecida, a parceria entre a Embrapa e a Brasif deve se consolidar em 2007 com o nascimento dos primeiros clones que usarão material genético doado por matrizes de alto padrão genético da Fazenda Mata Velha.

A partir daí, o laboratório passará a atender à demanda pela produção de cópias de animais de alto valor genético da própria Fazenda Mata Velha e de outras propriedades interessadas em multiplicar e difundir o seu material genético. A expectativa é que, até ao final de 2008, as técnicas de clonagem estejam devidamente dominadas e o laboratório se encontre em pleno funcionamento.

Fonte: Embrapa