1. Home
  2. Notícias
  3. Geral
Geral

Aquecimento global pode 'asfixiar' peixes


Publicado em: 05/01/2007 09:20 | Categoria: Geral

 


O peixe-carneiro europeu (Zoarces viviparus)A medição foi feita com o peixe-carneiro europeu (Zoarces viviparus), comum na costa alemã do mar do Norte e do mar Báltico. Segundo Hans Pörtner e Rainer Knust, do Instituto Alfred Wegener de Pesquisa Polar e Marinha, a região marinha habitada pelo bicho teve sua temperatura aumentada em pouco mais de 1 grau Celsius nos últimos 40 anos.

A dupla é especialista no estudo da chamada temperatura "pejus" ("pior", em latim). Essa temperatura é um ponto de virada para o funcionamento do organismo dos animais: quando se vai além dela, os bichos ficam menos eficientes para usar oxigênio e fazer seu corpo funcionar.

Acontece que há indícios cada vez mais claros de que mesmo perturbações aparentemente mínimas, como a ocorrida no ambiente do peixe-carneiro europeu, são suficientes para levar os animais à temida temperatura "pejus". De quebra, a água mais quente é menos favorável à dissolução do oxigênio nela -- ou seja, tem menos oxigênio por litro.

O resultado não é uma mortandade em massa do peixe, mas uma mudança significativa na eficiência do bicho para se alimentar e reproduzir, que se reflete na queda de sua população e na diminuição do tamanho dos espécimes. Para os pesquisadores, esse pode ser um exemplo claro dos efeitos nocivos do aquecimento global em vários ambientes marinhos.

A pesquisa está na revista "Science" desta semana.

Fonte: O Popular

Galeria

Voltar
Top