Começa encontro sobre inspeções sanitárias

Publicado em: 03/05/2006 08:42 | Categoria: Geral

“No Paraná, dos 5.649 médicos veterinários e zootecnistas ativos inscritos no CRMV-PR, cerca de um terço contam com Anotação de Responsabilidade Técnica. Isso nos mostra como a responsabilidade técnica é uma área importante e em expansão”, afirma o presidente. Na palestra, Sugai vai abordar temas relativos à função do RT, como normas, necessidades e exigências, educação continuada, alterações no mercado e treinamento de funcionários.

Com o objetivo principal de discutir a integração da inspeção na esfera municipal, estadual e federal, o encontro segue até dia sexta-feira (5.04) com palestras de Mauro Dobrowolski da Promotoria Pública de Guarapuava, falando sobre Resíduos e Efluentes como Responsabilidade da Empresa; Italmar Teodorico Navarro, da Universidade Estadual de Londrina, sobre Controle de Roedores nas Indústrias de Alimentos; José Cezar Panetta, professor da Universidade de São Paulo e Diretor do Colégio Brasileiro de Médicos Veterinários Higienistas de Alimentos, com o tema Condição Atual da Segurança dos Alimentos no Brasil. Para encerrar o primeiro dia de encontro, o Supervisor Estadual do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e professor da Universidade do Norte do Paraná (Unopar), Gercio Luiz Bonesi, irá ministrar a palestra sobre Implantação do Sistema HACCP numa Planta Frigorífica; Carlos Alberto dos Santos, consutor da FAO, Nova Visão das Inspeções Sanitárias num Mundo Globalizado; Ricardo Soares Matias, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sobre o Manejo Integrado de Pragas nas Indústrias e Novas Legislações. O encontro se encerra com a realização da mesa redonda “SIM, SIE, SIF, UNIMEV – Conflito de Legislações e Inspeção Terceirizada”.

O 1° Encontro Estadual das Inspeções Sanitárias é uma promoção da Delegacia do CRMV-PR de Guarapuava e da Sociedade Paranaense de Medicina Veterinária – Núcleo Centro-Oeste.