União Européia certifica PR área livre de febre aftosa

Publicado em: 01/07/2008 09:13 | Categoria: Geral

Há um mês a Organização Internacional de Sanidade Animal já havia declarado o Paraná livre da febre aftosa. Dos 10 milhões de cabeças que o Brasil comercializa por ano, 2,5 milhões são exportadas e, destas, 500 mil seguem para a comunidade européia. “Eles compram carnes mais nobres e pagam alto valor agregado”, disse Bianchini.

Em julho, as propriedades integradas nas regras da União Européia se cadastrarão no Ministério das Agricultura que encaminhará esta documentação para a UE. A partir desta formalização os frigoríficos estão autorizados à exportação.

Segundo ele, com este anúncio o Brasil fecha um triste ciclo que colocou o país em uma situação difícil perante os compradores internacionais. “As denúncias de focos de febre aftosa não foram até hoje confirmados e amargamos grande prejuízo nestes dois anos e meio. A partir de agora temos muito que comemorar porque temos um bom momento da pecuária paranaense”.

O secretário também apresentou o resultado da campanha de vacinação contra a febre aftosa que no Paraná chegou a 99% das propriedades. “Este número mostra o grau de conscientização do criador. Criou-se uma co-responsabilidade pelo fortalecimento da política sanitária animal”, afirmou o secretário. No Paraná há 200 mil propriedades rurais com pecuária que totalizam um rebanho de 10 milhões de cabeças.

Plano Nacional – nesta quarta-feira (2) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará no auditório do Positivo, o lançamento nacional do Plano Safra de Agricultura Empresarial. Esta será a primeira vez que o Plano será lançado fora de Brasília. Também estarão presentes o Ministro da Agricultura, Reinhold Stephannes, o governador Roberto Requião e representantes dos setores agrícola e pecuário.

Os recursos destinados para a o setor passarão de R$ 58 bilhões (2007) para R$ 65 bilhões destinados para correção de preços mínimos, política de seguros, programas especiais para a recuperação de pastagens degradadas em favor da agricultura.

O Brasil, apesar de uma crise mundial de alimento e de energia, vive um bom momento da agricultura, com uma safra de grãos de 140 milhões de toneladas. O Paraná, mesmo com a perda de 1,3 milhão do milho safrinha, em decorrência da geada, colherá 30 milhões de toneladas de grãos. “A pecuária vai bem e os preços seguem firmes. É um momento muito bom se recordamos três anos atrás com seca, aftosa e a incompreensão de setores da sociedade com os programas dos governos federal e estadual para a agricultura. Isso tudo acabou”, disse Bianchini.

Para complementar o pacote do setor agrícola, o Governo Federal lançará na quinta-feira (3), em Brasília, o pacote para a agricultura familiar. Serão mais R$ 13 bilhões que, somados com o Plano Safra Empresarial, totalizará R$ 78 bilhões. “Estamos honrados com o lançamento do Plano no Paraná e por estes recursos representarem um forte desenvolvimento rural”, finalizou o secretário.

Fonte: Seab