1. Home
  2. Notícias
  3. Geral
Geral

Sistema ajuda no controle da febre aftosa


Publicado em: 20/06/2008 08:48 | Categoria: Geral

 



O registro no sistema é feito pelos veterinários e técnicos da Secretaria após as unidades e subunidades veterinárias, existentes em todos os 399 municípios, receberem dos produtores os comprovantes de vacinação. Os comprovantes registrados servem para atualizar o número de animais vacinados nas propriedades, ao mesmo tempo em que geram relatórios sobre a população vacinada por município, por unidade veterinária, por núcleo regional e no Estado. O número de propriedades com animais não-vacinados também é relatado para posterior fiscalização.


Para que seja possível a comparação entre o número de animais vacinados e a população de animais existente, o sistema possui o cadastro de todas as explorações pecuárias (propriedades x produtores). Atualmente existem no Estado 219,4 mil explorações, com uma população de 9,34 milhões de bovídeos (bovinos e búfalos).


Segundo o analista da Celepar, Edison Mendes, toda campanha contra febre aftosa também funciona como uma espécie de senso dessas explorações, com a atualização dos cadastros e dos rebanhos existentes, realização de registros de nascimento e levantamento de roubos e mortes ocorridos no período. Durante as campanhas de vacinação também são obtidas outras informações sobre o produtor, como por exemplo se ele participa de algum programa do Governo.


Um outro módulo do sistema, o Guia de Trânsito Animal (GTA) - cerca de 30 mil guias geradas por mês -, também contribui na atualização dos rebanhos e na campanha de vacinação. Segundo Mendes, a cada emissão de GTA o saldo das explorações pecuárias é atualizado, o que permite que antes de cada campanha se obtenha o número de animais existentes no estado.


O sistema é utilizado pela Secretaria da Agricultura para demonstração da eficiência do controle sanitário feito no Estado junto a visitantes e auditores de organismos internacionais de fiscalização, compradores e técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Além do Governo do Paraná, outros Estados, como Goiás e Tocantins, estão utilizando o sistema de defesa sanitária desenvolvido pela Celepar.



Fonte: Seab
Galeria

Voltar
Top