MAPA aperta o cerco contra fraudes do frango

Publicado em: 17/06/2008 10:02 | Categoria: Geral

Contendo os processos finalizados em 2006, 2007 e 2008, a nova lista relaciona 77 empresas (as anteriores chegaram a conter mais de 100 empresas), com o maior número de autuados no Paraná (21 empresas ou 28% do total), vindo a seguir São Paulo (19; 25%), Rio Grande do Sul (11;14%), Santa Catarina (8; 10%); Goiás (4; 5%) e Minas Gerais (também 4 empresas; 5% do total). Os restantes 13% (10 empresas) distribuem-se por 5 Unidades Federativas: 2 empresas no Distrito Federal, 2 no Mato Grosso, 3 no Mato Grosso do Sul, 2 em Pernambuco e uma empresa na Bahia.

Concomitantemente a essa divulgação, o DIPOA está apertando o cerco contra as fraudes do frango por excesso de hidratação. Em Ofício Circular expedido a todas as suas unidades nos estados está solicitando, entre outros, relatórios detalhados sobre as condições de instalações, equipamentos e fluxograma dos abatedouros avícolas sob SIF, “enfatizando a situação dos Programas de Boas Práticas de Fabricação (BPF), Procedimento Padrão de Higiene Operacional (PPHO) e Análise de Perigo e Pontos Críticos de Controle (APPC)”.

No mesmo Ofício, o DIPOA exorta seus funcionários a agirem como determina a legislação, pois considera inadmissível um estabelecimento sob SIF funcionar em desacordo com os preceitos legais “considerados imprescindíveis para assegurar a inocuidade dos produtos elaborados e inspecionados”. Neste caso, alerta, as sanções aplicáveis às empresas infratoras podem estender-se ao pessoal responsável pela inspeção, já que têm ocorrido “situações claramente indefensáveis” perante autoridades como Ministério Público, Polícia Federal e Ministério da Justiça.

Fonte: Avi site